Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Conheça o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas

  • 18/01/2016

Desde 2001 o site Cadastro de Bicicletas Roubadas (www.bicicletasroubadas.com.br) oferece um serviço gratuito dedicado inteiramente a bicicletas que foram roubadas ou furtadas em todo o território nacional.


Por: BikeMagazine

Desde 2001 o site Cadastro de Bicicletas Roubadas (www.bicicletasroubadas.com.br) oferece um serviço gratuito dedicado inteiramente a bicicletas que foram roubadas ou furtadas em todo o território nacional. O serviço existe desde 2001 e foi desenvolvido pelo jornalista e fotógrafo Pedro Cury, criador do portal www.pedal.com  e ganhou domínio e vida própria em 2009.

O site tem como objetivo ajudar na recuperação dessas bicicletas, evitar o comércio de bicicletas e componentes roubados e também mapear as áreas de risco para os ciclistas. E o funcionamento é muito simples: a vítima deve preencher um formulário com os dados pessoais, a descrição da bicicleta, um breve relato da ocorrência e fazer o upload de uma foto.

Após avaliação dos dados, a bike roubada ou furtada será publicada no site para consulta pública. Apenas o nome e o e-mail da vítima são solicitados pelo site e mesmo assim mantidos em sigilo. “O número do quadro é mantido em sigilo em nosso sistema, pois já tivemos casos de indivíduos que tentaram aplicar golpes na própria polícia”, conta Cury.

As bicicletas de menor valor são as mais roubadas e os casos acontecem enquanto o ciclista pedala nas áreas urbanas (ciclovias, ciclofaixas) e também em trilhas e rodovias. “O Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, é o lugar campeão de roubos no Brasil”, garante Cury.

Já os casos de furtos, quando não há ameaça ao ciclista, acontecem na maioria dos casos quando com as bicicletas estacionadas na rua, em bicicletários e também nas garagens dos proprietários.

De acordo com o site, a cidade campeã de ocorrências de furtos e roubos é São Paulo, que registra até o momento 473 furtos e 157 roubos. A cidade do Rio de Janeiro é a segunda colocada com 286 furtos e 161 roubos desde que o serviço começou em 2001. Esses números são bem maiores, já que nem toda vítima registra a ocorrência no site.

Os dados coletados geram estatísticas e um mapa com as ocorrências. Assim, em qualquer lugar é possível visualizar onde é mais comum a ação de ladrões. No site também é possível consultar bikes apreendidas pela 10ª DP do Rio de Janeiro, resultado da parceria com o projeto “Achei Minha Magrela”. São dezenas de bicicletas de marcas e valores variados que estão a espera do proprietário. “A própria polícia do Rio de Janeiro já nos procurou para ajudarmos na localização dos verdadeiros proprietários de algumas bicicletas apreendidas”.

Além de casos de sucesso na cidade do Rio de Janeiro, Cury conta que já houve vários casos de recuperação de bicicletas em diversas localidades do Brasil.

O serviço é totalmente gratuito e doações são bem-vindas. “Nosso serviço é grátis e sem pegadinhas. Não coletamos nenhum dado pessoal com intuito comercial. Além disso as nossas estatísticas são públicas, com números reais. O nosso serviço é usado inclusive pela grande mídia e até pela própria polícia para saber se houve aumento de casos em determinada região ou para ou cobrar as autoridades”, explica Cury.

 

O site traz também várias dicas para evitar roubos, onde estacionar e como prender a bicicleta. Vale a pena conferir os links abaixo:

http://www.pedal.com.br/como-trancar-a-bicicleta-com-seguranca_texto9314.html 
http://www.pedal.com.br/roubos-o-que-fazer-antes-durante-e-depois_texto615.html 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar