Dicas de aplicativos para MTB e programas para incrementar e motivar seus treinos
Cada vez mais presente em nossas atividades cotidianas, seja no trabalho, em casa ou nos momentos de lazer, a tecnologia também tem se mostrado uma grande parceira nos treinos de bike. Hoje, as opções de aplicativos para MTB em celulares e programas de computador desenvolvidos para ciclistas são as mais variadas e têm ganhado cada vez mais adeptos por conta da funcionalidade que oferecem. Por isso selecionamos algumas opções que ajudarão a incrementar e motivar seus treinos.
1. Strava: disparado o mais popular dentre os aplicativos para MTB em todo o mundo, o Strava vai além da função de GPS — que permite aferir variáveis como distância, velocidade, tempo de deslocamento etc. —, oferecendo também a possibilidade de seus usuários interagirem como uma espécie de “rede social”. Suas marcas ficam registradas no aplicativo e você pode competir com outros usuários na disputa do título de Rei ou Rainha da Montanha em diversos segmentos. Para conquistar o trono, basta ser o mais rápido em um trecho predeterminado. (Plataforma: iOS ou Android)
2. Trainer Road: transforma qualquer rolo de treinamento em um medidor de potência. Para utilizá-lo, basta fazer a conexão via wireless, sincronizando os dados dos sensores ANT+ com um Dongle USB inserido no computador. Além de medir a potência, ele conta com ciclos de treinamento que vão da base ao pico — existe inclusive um especial para mountain bikers. A interface é simples, o visual agradável e a organização facilita muito a vida de quem deseja evoluir no esporte. (Plataforma: Mac ou PC)
3. LiveRider: O LiveRider transforma seu celular em um computador de bordo. Além de monitorar funções como velocidade, potência, frequência cardíaca e gasto calórico, ele oferece a função Chase Rider, na qual o mountain biker registra seus dados e pode competir contra seus melhores tempos. Com as informações armazenadas, esse aplicativo para MTB faz um acompanhamento estatístico, que pode ser exportado via e-mail ou em formato de planilha. (Plataforma: iOS)
4. Zwift: Este não é exatamente um aplicativo específico para quem curte trilhas, mas é indicado para ciclistas que também são adeptos dos treinos indoor (feitos com rolo). Na verdade, trata-se um videogame interativo, por meio do qual ciclistas do planeta inteiro competem on-line em um mundo virtual. A velocidade varia de acordo com a potência gerada no rolo de treino e o controle da bicicleta é feito pelo próprio guidão, com conexão via Bluetooth (celular) ou wireless (ANT+). Ele também cria segmentos que podem ser importados para o Strava. (Plataforma: Mac ou PC)
5. Bike Gear Calculator: Você sabe qual o tamanho ideal de coroa para seu tipo de pedal? Ou quantos dentes devem ter as engrenagens do cassete da sua bike? Esse é um cálculo normalmente feito com base em suas impressões ao pedalar. Um aplicativo, porém, pode ajudá-lo a ser mais preciso nessa informação. Chamado de Bike Gear Calculator, ele oferece ao ciclista a possibilidade de simular inúmeras combinações de peças para encontrar a relação ideal. Com um pouco de paciência e conhecimento, você nunca mais será pego de surpresa naquela subida que o faz empurrar a bicicleta . (Plataforma: iOS ou Android)
6. MyFitness Pal: De que adianta investir grandes quantias para deixar sua bike mais leve se o peso morto pode estar em cima do selim? Um aplicativo que não é exclusivo para bikers, mas pode muito bem ajudá-lo nesse sentido é o MyFitnessPal. Ele calcula sua necessidade calórica diária com base nos seus dados pessoais e no tipo de atividade física praticado. A cada refeição, você registra os alimentos consumidos e o aplicativo automaticamente soma as calorias, mostrando quanto comeu e quanto ainda pode comer de acordo com o objetivo — que pode ser perder ou ganhar peso também. (Plataforma: iOS ou Android)
(matéria publicada na edição #108, da revista VO2, março/abril)
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +