Há algum tempo, vem ocorrendo em rotas de cicloturismo no Brasil e no mundo, a inclusão de percursos em áreas de plantio de uvas e de produção de vinhos.
Por Daniel Ayala Site Bike é Legal
A origem do vinho aponta muitas versões. Não se sabe exatamente quando ele foi criado. Há muitas reproduções e artefatos antigos, onde aparece o registro de indivíduos segurando uma jarra de vinho. Nesse sentido, pinturas egípcias do século XV a.C. já representavam a pisa da uva sob uma parreira. Bem, o que se sabe é que essa bebida, quando apreciada com moderação, traz muitos benefícios. Afinal, ela é considerada um verdadeiro alimento.
Há algum tempo, vem ocorrendo em rotas de cicloturismo no Brasil e no mundo, a inclusão de percursos em áreas de plantio de uvas e de produção de vinhos.
A idéia não é só unir esporte, cultura, e lazer, mas acima de tudo, atrair pessoas ao hábito de pedalar. Vem sendo criado desde então, um novo incentivo à bicicleta. Muitos cicloturistas dessas rotas passaram a amplificar o uso da bike, seja em outros percursos ou no próprio dia a dia!
Assim, trouxe aqui alguns exemplos bem interessantes dessa perspectiva de cicloturismo.
Serra Gaúcha
Na Serra Gaúcha , os cicloviajantes se deparam com o Vale dos Vinhedos, local onde se produzem ótimos vinhos, e também com a Rota do Sabor, famosa pela gastronomia italiana. Ainda nessa pedalada, os ciclistas passam pelo belo Vale do Rio das Antas e pela histórica arquitetura dos Caminhos de Pedra.
Caminho do Vinho – Paraná
O Caminho do Vinho é a rota colonial do município de São José dos Pinhais, uma das áreas verdes da região metropolitana de Curitiba. É uma ótima opção de turismo rural em meio às colônias italianas. A paisagem é uma atração a parte, com direito a vista panorâmica da Serra do Mar do Paraná.
Rota das Vinícolas – Minas Gerais
A aventura ocorre em Andradas – Sul de Minas Gerais. Nesta rota, os ciclistas encontram a oportunidade de pedalar por antigas estradas rurais e vivenciar um pouco da cultura tradicional andradense. Ano a ano o número de ciclistas só cresce neste trajeto.
Região vinícola de Toscana - Itália
O projeto, concebido pelo enólogo Carlo Travagli guia de caminhadas profissional e o ciclista Luca Casini, prevê, entre outras coisas, uma série de rotas originais com diferentes níveis de dificuldade e reservada para pequenos grupos para pedalar em lugares particularmente sugestivos de Toscana entre eles: San Gimignano, Chianti Classico e Chianti, a área de Montagnola Senese e Elsa Vale do Alto, a área de Cerretano e o monte Montalbano.
Homenagem chilena
No Chile a vinícola “Cono Sur” fez uma homenagem linda à bike. Criou a linha de vinhos chamada “Bicicleta”. Segundo o produtor a idéia surgiu por conta da rotina de trabalho local: os trabalhadores da bodega utilizam a bicicleta para se deslocarem pelos vinhedos, atentos a cada detalhe da plantação e da colheita. Além disso, a produção reforça o conceito de preocupação com o meio ambiente.
As iniciativas apontadas mostram que a combinação saudável de bicicleta e vinho é uma das muitas vertentes do cicloativismo. Que surjam mais ações como esta!
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +