Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Brasil Ride 2015 - Evento é uma das três maiores ultramaratonas do mundo

  • 05/10/2015

A sexta edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, aproxima-se cada vez mais. E não são apenas os atletas inscritos que estão ansiosos para a prova, uma das três maiores do mundo no gênero.


A sexta edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, aproxima-se cada vez mais. E não são apenas os atletas inscritos que estão ansiosos para a prova, uma das três maiores do mundo no gênero. Com o lema de "Mais que uma prova. Um estágio em sua vida", a competição realizada entre 17 e 24 de outubro na Chapada Diamantina, na Bahia, com sedes nos municípios de Mucugê e Rio de Contas, também é especial para as pessoas responsáveis pela organização do evento.

Apesar de a realização da Brasil Ride durar pouco mais de uma semana, o planejamento para a competição é anual. Uma equipe de doze pessoas é responsável por detalhar a prova, o que ajuda a eliminar possíveis imprevistos durante o evento. Nessa fase, são realizadas reuniões com os coordenadores e as equipes de cada uma das áreas para pontuar todos os detalhes, uma vez que qualquer evento é realizado com sucesso graças ao conjunto de esforços de todos os envolvidos.

"No total, a Brasil Ride conta com 18 áreas formadas por profissionais dos mais diversos campos de atuação, como engenheiros, médicos, administradores, profissionais de marketing, técnicos, comissários, entre outros. Cada área é dirigida por um coordenador, formando um evento coeso e eficiente com mais de 300 pessoas envolvidas na operação durante o período do evento. Em torno de 200 pessoas da região são contratadas diretamente pela organização. E aproximadamente 25 voluntários são selecionados a cada ano", destaca Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Cidades-sede da competição, Mucugê e Rio de Contas recebem de forma itinerante, durante o período de prova, as duas Vilas Brasil Ride. Nos dois locais, é montada uma estrutura composta por 500 barracas com 500 colchões para os atletas, além de 1.500m² de tendas e mais 90 toneladas de equipamentos. Nesse grande espaço, ciclistas, estafe, mídia e público encontram uma verdadeira arena nos padrões internacionais do esporte.

"A infraestrutura montada nas duas cidades é composta de cozinha industrial, bases médicas com ambulâncias e UTIs móveis, áreas de recuperação, banheiros e chuveiros-contêiner, bike park, bike wash e lounges, tudo isso com maior foco nos atletas. Para as mídias e também pensando em cada etapa, temos estrutura de televisão via satélite, internet, uma frota composta por caminhões refrigerados, vans, ônibus, carros 4x4, caminhões, quadriciclos, motos e helicóptero. Áreas de hidratação e dispersão, som, iluminação e LED, cronometragem e estrutura de comunicação em radio e repetidoras para cobrir os 600km da prova também estão incluídos nisso", conta Mario Roma, sem perder o fôlego.

 

Preocupação com o meio ambiente

Na última edição, a Brasil Ride aumentou as práticas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos gerados em suas atividades. Durante os sete dias de prova em 2014 foram coletados 3.300 litros de resíduos orgânicos totalmente utilizados em compostagem e 24.500 litros de material reciclável. Cerca de 1.280 garrafas pet foram aproveitadas para a fabricação de vassouras, gerando renda e empregos locais, além de livrar o ambiente deste material. Com todas essas práticas, evitou-se que aproximadamente 28.000 litros de "lixo" fossem levados a lixões das cidades no decorrer do evento.

 

Mais números

Utilizando veículos como carros, motos e bicicletas, a equipe de percurso da principal ultramaratona de mountain bike das Américas percorre 7.000 km para criar um trajeto de sete dias, com 600 km de extensão e impressionantes 13.000 metros de ascensão acumulada. Durante a competição, são distribuídos 80 mil litros de água e servidas 16 mil refeições, entre cafés da manhã, almoços e jantares.

Disputada sempre em duplas, a Brasil Ride terá sete categorias: Open, Feminino, Mista, Máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), Grand Master (nenhum atleta com menos de 50 anos), Nelore (acima de 90 kg) e Corporativa (categoria com três integrantes). Contará ainda com as camisas especiais para melhor equipe de homens e mulheres do continente Americano.

 

Por: Pedal.com.br

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar