Municípios integrantes do Circuito das Frutas investirão R$ 120 mil em vias rurais para ciclistas; expectativa é que itinerário esteja pronto entre o fim do ano e o início de 2016
O Polo Turístico do Circuito das Frutas decidiu bancar a implantação de um roteiro exclusivo para ciclistas nas dez cidades que formam o circuito (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo).
O custo será de aproximadamente R$ 120 mil, e a expectativa é que o roteiro esteja pronto entre o fim do ano e o início de 2016.
A Rota Integrada de Cicloturismo do Circuito das Frutas será dividida em cinco trechos de aproximadamente 35 quilômetros cada, com mapas ciclísticos, passaporte com indicação de pontos de parada e de apoio, além de site exclusivo para a divulgação do percurso.
O projeto prevê um circuito plano para atrair todos os tipos de usuários de bicicletas, desde os iniciantes até os mais experientes.
O presidente do Circuito e prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz (PV), entregou em maio proposta ao secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, para que a pasta fizesse a implantação do roteiro. Como o governo estadual não deu nenhum retorno, os prefeitos das cidades que integram o Circuito decidiram, em reunião realizada na última terça-feira, em Valinhos, viabilizar o projeto sem a participação do governo.
“Até agora o secretário não deu retorno e vamos nós mesmos fazer. É mais prático e teremos o poder de decisão. Mas não acredito que houve má vontade do governo, que tem muitas demandas”, afirmou Cruz.
De acordo com o prefeito de Vinhedo, o projeto será dividido em etapas e cada uma das dez cidades vai apresentar um roteiro, respeitando a questão rural. O roteiro terá uma sinalização padronizada para os bikers nas dez cidades.
A estimativa é que até o fim do ano o projeto esteja pronto e comece efetivamente a funcionar no início do ano que vem.
Para Cruz, os ciclistas terão a oportunidade de explorar as belezas naturais e atrativos turísticos da região, movimentado a economia dessas cidades. Ao mesmo tempo, o roteiro visa trazer benefícios à saúde.
“Será difícil um grupo de ciclistas completar o circuito em um dia só. Então será possível aquecer pousada e a venda de produtos, ligando a saúde e o lazer. Queremos fazer parcerias com as propriedades rurais e pretendemos até o início do ano colocar em prática”, comentou presidente do Polo Turístico do Circuito das Frutas.
O circuito
A região do Circuito das Frutas exibe paisagens exuberantes, cercada montanhas, fazendas, plantações e rios, com plantações de frutas o ano o inteiro.
O cicloturista terá a oportunidade de encontrar frutas como pêssego, morango, caqui, uva, figo, nectarina, goiaba, ameixa, ponkan, acerola, pera, lichia, jabuticaba, maracujá, amora e seriguela. As opções dependem do mês e da estação do ano.
O prefeito de Valinhos, Clayton Machado (PSDB), a acredita que a região tem potencial para atrair um grande número para a rota cicloturística.
“Em Valinhos conseguimos reunir 130 ciclistas em um passeio que previa apenas 30. Vale a pena investir, os municípios têm de abraçar a causa. A região merece ser explorada”, afirmou.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +