Com bons elementos de dificuldades e vantagem de sobra para adversários, mineiro leva seu primeiro título nacional superando dores nas costas e vento contra no fim
Halysson Ferreira é o homem mais rápido do Brasil no ciclismo de mountain bike. Com o tempo de 3h36min49s, o mineiro completou a prova do Campeonato Brasileiro, realizado em Picos, no Piauí, neste domingo, em primeiro lugar. Os metros finais em uma corrida com 90km são os mais ingratos. A perna pesa, o trecho plano com muito vento não foi o melhor momento da prova para muitos competidores, mas encerrada a etapa, a dificuldade fez valer a experiência. E Halysson comemorou.
Essa edição do Brasileiro foi a primeira realizada no Norte-Nordeste do país, e não poderia ter sido melhor. Na avaliação geral, “uma prova dura” que passou por trechos de areia, pedras, subidas de tirar o fôlego e descidas para redobrar a atenção. Halysson chegou rápido, com boa vantagem para o segundo colocado, mas nem por isso foi mais fácil para ele.
- Pesou bastante no final, mas acredito que para todo mundo foi assim, um trecho plano com muito vento contra, mas consegui chegar e realizar o meu sonho de ser campeão brasileiro de maratona – contou.
A paisagem ficou pelo caminho. Com tanta pressa assim, não dava realmente para apreciar. Mas não faz mal. Da paisagem inteira, tudo aquilo que Hallysson enxergava eram os próximos 300m a sua frente. Somente as dores não viam a linha de chegada tão perto. E olha, elas vieram sem dó.
Superando mais isso, a confiança também foi fundamental. A partir da primeira grande subida, o mineiro tomou a dianteira e começou a forçar o ritmo para abrir vantagem em um pelotão que vinha bem forte no início da competição. Cada vez mais longe, acompanhar o ritmo dele dentro das trilhas foi praticamente impossível.
- A sensação é muito boa, ver que um trabalho duro de três ou quatro meses visando a prova faz a gente saber que todo o esforço valeu a pena. É muito gratificante. É preciso muita raça para completar a prova, é muito desgastante. Consegui uma boa vantagem no início da provas, no fim da prova muitas câimbras, dores nas costas, mas deu tudo certo – comemorou.
CAMPEÕES MASCULINO – Elite
1º - Halysson Ferreira – MG
2º - Marcelo Moser – SC
3º - Wolfgang Soares Olsen – RJ
4º - Orlando Alves Silva – SP
5º - Robson Ferreira da Silva – RJ
Por: GloboEsporte
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +