Enquanto as discussões sobre a necessidade de ciclovias nas metrópoles brasileiras, principalmente em São Paulo, ganham novos e infindáveis capítulos, a associação de desenvolvimento regional de Munique, na Alemanha, apresentou um projeto ambicioso para a construção de rodovias exclusivas para bicicletas, as Radschnellverbindungen.
Enquanto as discussões sobre a necessidade de ciclovias nas metrópoles brasileiras, principalmente em São Paulo, ganham novos e infindáveis capítulos, a associação de desenvolvimento regional de Munique, na Alemanha, apresentou um projeto ambicioso para a construção de rodovias exclusivas para bicicletas, as Radschnellverbindungen.
O plano é construir cerca de 14 amplas vias (de mão dupla) com quatro metros de largura, totalmente segregadas, que não tenham cruzamentos ou semáforos – para manter o ciclista em permanente circulação –, e carros nas proximidades. Todas as rotas traçadas estarão ligando Munique a pequenos centros urbanos, universidades e distritos industriais.
A intenção é incentivar o uso diário da bicicleta, diminuindo assim o tráfego de automóveis na cidade, principalmente nos horários de picos, dar mais segurança aos ciclistas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Como no Brasil, o sistema cicloviário de diversas cidades alemãs é demarcado por pintura ou pavimentação especial, o que não garante total segurança ao ciclista.
Em análise pelos políticos locais, o projeto precisa ser aprovado para que saia do papel. O orçamento, segundo o portal Wired, se aproxima a €1 milhão de euros por quilômetro construído.
Por: Bikeelegal.com
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +