O evento-teste do ciclismo dos Jogos Rio 2016, marcado para este domingo (16 de agosto), vai começar uma hora mais cedo, às 8h30. O percurso também foi alterado,
Fonte: Bikemagazine
O evento-teste do ciclismo dos Jogos Rio 2016, marcado para este domingo (16 de agosto), vai começar uma hora mais cedo, às 8h30. O percurso também foi alterado, segundo anunciou nesta segunda-feira (10 de agosto) o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. As mudanças foram feitas por causa da manifestação democrática programada para a mesma data, no mesmo local, a Praia de Copacabana.
A prova, chamada Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada, tinha largada programada para as 9h30, mas agora será às 8h30. O local de chegada também mudou. Anteriormente, seria em Copacabana, mas agora será antes, na praia de São Conrado. “Se a gente terminasse o evento no local das manifestações, não seria conveniente. Não seria bom nem para as manifestações nem para o evento”, afirmou Eduardo Paes, que reforçou não haver preocupação com a possibilidade de que o mesmo aconteça durante os Jogos Olímpicos. “Acho que na Olimpíada é outra história. Ninguém marcou manifestação para atrapalhar evento-teste. É uma coincidência de datas”, afirmou.
Seleções
A Seleção do Brasil será composta por Antonio Garnero, Cristian Egidio, João Marcelo Gaspar, Rafael Andriato e William Chiarello. A equipe Carrefour Soul Funvic também está confirmada.
Além da Seleção do Brasil, outras equipes divulgaram sua escalação, como a França e a Itália. Os franceses comparecem com um grupo forte com cinco atletas que acabaram de disputar o Tour de France: Romain Bardet, Thibaut Pinot, Alexis Vuillermoz, Warren Barguil e Tony Gallopin. Vale destacar que Bardet, que integra a equipe AG2R, foi escolhido o mais combativo do Tour de France. Pinot, da equipe FDJ, foi o vencedor da duríssima 20ª e penúltima etapa do Tour, que escalou o Alpe D’Huez, e Vuillermoz venceu a 8ª etapa, que escalou o Mur de Bretagne.
Da seleção da Itália, Valerio Agnoli é o mais experiente do grupo. Com 30 anos, o ciclista que atualmente integra a equipe Astana, tem no currículo vitórias em etapas do Giro D’Itália (2010) e da Volta a Espanha (2008). Edoardo Zardini, de 25 anos, vencedor da 1ª etapa do Giro de Trentino do ano passado, e Valerio Conti, da Lampre-Merida, e Iuri Filosi, da Nippo-Vini Fantini, ambos com 22 anos, completam o grupo.
Evento-teste
Os eventos-teste realizados no Rio de Janeiro foram bem avaliados por atletas e federações nesta segunda-feira durante reunião com integrantes da comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), presidida pela ex-atleta marroquina Nawal EL Moutawakel. Até agora, a cidade realizou quatro eventos-teste: vôlei, triatlo, remo e hipismo. Outros três serão realizados nos próximos dias: vela, ciclismo de estrada e maratonas aquáticas.
O evento-teste terá largada às 9h30 no Forte de Copacabana, em Copacabana. A organização prevê a participação de 100 atletas, de um total de 20 seleções. A premiação total será de 3 mil euros e o vencedor vai receber 1.200 euros. O percurso, de 165 quilômetros, vai de Copacabana até o Pontal, depois segue ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, e volta para a zona sul. Veja mais no site oficial
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +