Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

RESULTADO: CIMTB 2015 - 2ª Etapa

  • 18/05/2015

Copa Internacional de MTB 2015 - São João Del Rei - Estrangeiros vencem etapa


Por: Pedal.com.br

Fotos: Alvaro Perazolli

Os estrangeiros dominaram a super elite da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, em São João del-Rei, e quebraram a hegemonia dos brasileiros, vencendo a prova de Cross Country (XCO) pela primeira vez, na tarde deste domingo (17). No masculino, o colombiano Fabio Castañeda conquistou o título. Já no feminino, a argentina Agustina Apaza terminou a etapa no topo do pódio. Com o resultado, Fabio e Agustina somaram 60 pontos nos rankings olímpico e mundial.

Os brasileiros mais bem colocados na super elite foram os ciclistas da equipe AOO Specialized Raiza Goulão e Rubinho Donizete, ambos vice-campeões, resultado que lhes garantiu 40 pontos nos rankings da UCI. Entre os homens, completaram as cinco primeiras colocações, na sequência: Guilherme Müller (LM/Shimano), Henrique Avancini (Cannondale) e o suíço Lukas Kaufmann (Cannondale). No feminino, Isabella Lacerda (LM/Shimano) foi a terceira, seguida pela costarriquenha Adriana Rojas e pela equatoriana Alexandra Serrano.

Incluída entre as favoritas pelas brasileiras, Agustina acelerou o ritmo na terceira volta e assumiu a liderança na penúltima, encerrando a briga que Isabella Lacerda e Raiza Goulão travaram pela primeira colocação nas primeiras voltas. "A corrida foi muito dura, porque o circuito é bem técnico e as adversárias, bastante qualificadas. A estrutura montada pela equipe da CIMTB Levorin me impressionou muito, esta foi uma das provas mais bem organizadas de que já participei".

A goiana Raiza comemorou os 40 pontos UCI garantidos pelo segundo lugar, mas lamentou o fato de ter encerrado a etapa de São João como vice pelo segundo ano consecutivo. "Larguei muito forte, impondo o ritmo que trabalhei durante os treinamentos. Senti um pouco na passagem da terceira para a quarta volta. Vinha revezando com a Isabella, que também estava forte. Vi que Agustina estava chegando, tentei aumentar o ritmo, mas não deu".

Colombiano vence na estreia em São João - Fabio Castañeda participou pela primeira vez da etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorin. E logo na estreia o colombiano superou os brasileiros, vencendo a prova de ponta a ponta. "É uma prova que exige muita estratégia e não permite que você descanse os músculos em momento algum. No começo, sabia que meus principais adversários seriam o Rubinho e o Avancini. Fui seguido pelo Cocuzzi nas primeiras voltas, mas aos poucos consegui me distanciar dos outros competidores".

Rubinho confiou na manutenção do ritmo para finalizar a prova como vice-campeão. O mineiro não largou bem e caiu para o décimo lugar, mas manteve a estratégia traçada e conquistou um bom resultado. "Fiz uma prova de cabeça, pensei comigo mesmo: 'nesse ritmo vou conseguir ir até o final'. Na terceira volta consegui encaixar o ritmo, e vi que os outros estavam perdendo força. Consegui alcançar o Fred (Mariano) e trocar posições com ele por um tempo. Depois comecei a andar mais forte, alcancei o Henrique e depois o Cocuzzi. Infelizmente o colombiano abriu muito".

Guilherme Müller é campeão da sub-23 - Além de ter superado Henrique Avancini, brasileiro mais bem colocado no ranking da UCI, Guilherme Müller foi campeão da sub-23 masculina. Entre as mulheres, a colombiana Xiomara Cuervo, sexta colocada na super elite, foi a melhor da sub-23.

Após a prova, Guilherme se mostrou satisfeito por ter superado Avancini. "Foi uma prova alucinante. Meu medo era a largada, que eu precisava encaixar por ser uma prova muito técnica, sem pontos de ultrapassagem. É muito gratificante terminar na frente do Avancini, que hoje é a grande referência do ciclismo nacional".

 

Colombianos dominam Junior Series


Os colombianos dominaram a júnior, que valeu como única etapa brasileira da UCI Junior Series. Egan Bernal, vice-campeão mundial em 2014, dominou a prova de ponta a ponta, terminando quase 30 segundos mais rápido do que o segundo colocado, o também colombiano Wilson Molano, seu companheiro de equipe. Gonzalo Lokman, da Argentina, foi o terceiro, seguido pelo catarinense Érick Bruske (AOO Specialized) e pelo colombiano Santiago Pietralunga.

Com a vitória, Egan Bernal somou 60 pontos, resultado que pode alçá-lo à terceira colocação do ranking mundial (estava em quinto). "A organização da prova me surpreendeu muito, a pista é muito rápida. Consegui meu objetivo aqui, que era conseguir elevar minha pontuação na UCI. Esse resultado me aproxima do meu objetivo neste ano: terminar o circuito entre os oito primeiros para disputar a final do UCI Junior Series".

Erick Bruske admitiu a superioridade de Egan em relação aos adversários. Com o quarto lugar, o catarinense garantiu 25 pontos UCI, o que pode deixá-lo no top 15. "Foi um bom resultado, porque eu sabia que a prova teria um ritmo fora do normal. Em alguns momentos cheguei muito perto do segundo colocado, achei que brigaria pela posição. Mas na última volta senti um pouco, o argentino se aproveitou e conseguiu me ultrapassar, garantindo o terceiro lugar".

 

Resultados


Super elite - masculino (6 voltas)
1.- Fábio Castañeda Monsalve (Colômbia) - 1h26min45
2.- Rubens Donizete (AOO Specialized) - a 58seg
3.- Guilherme Muller (LM/Shimano) - a 1min07
4.- Henrique Avancini (Cannondale) - a 1min14
5.- Lukas Kaufmann (Cannondale) - a 1min18
6.- Daniel Grossi (Groove/Shimano) - a 1min23
7.- Marcelo Cândido (LM/Shimano) - a 2min55
8.- Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano) - a 2min57
9.- Ricardo Pscheidt (Trek) - a 3min18
10.- Andrey Fonseca (Costa Rica) - a 4min11

Super elite - feminino (5 voltas)
1.- Agustina Apaza (Argentina) - 1h26min55
2.- Raiza Goulão (AOO Specialized) - a 34seg
3.- Isabela Lacerda (LM/Shimano) - a 1min45
4.- Adriana Rojas (Costa Rica) - a 2min12
5.- Alexandra Serrano (Equador) - a 4min23
6.- Xiomara Cuervo (Colômbia/Specialized) - a 5min48
7.- Erika Gramiscelli (Funvic/Soul) - a 7min04
8.- Fernanda Castro (Chile) - a 8min53
9.- Evelyn Jaramillo (Chile) - a 9min11
10.- Michela Arizaga (Equador) - a 9min25

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar