Três continentes, pelo menos 15 países e 35 mil quilômetros a serem percorridos sobre duas rodas. Nada, nem a falta de dinheiro para bancar toda a viagem, nem os comentários mais desanimadores de algumas pessoas próximas, fizeram o empresário Alexandre Garibaldi, de 31 anos, desistir do sonho.
Por g1.globo.com
Três continentes, pelo menos 15 países e 35 mil quilômetros a serem percorridos sobre duas rodas. Nada, nem a falta de dinheiro para bancar toda a viagem, nem os comentários mais desanimadores de algumas pessoas próximas, fizeram o empresário Alexandre Garibaldi, de 31 anos, desistir do sonho. Ao lado da namorada, a preparadora física Luciane Derrico, de 28 anos, a aventura virou realidade há quatro meses, quando o casal saiu de São Paulo (SP) em direção a Ushuaia, na Argentina, a cidade conhecida como o ‘fim do mundo’.
Mesmo com as dificuldades que a jornada impõe, o casal, junto há um ano e meio, pretende passar de bicicleta por todos os países da América do Sul, alcançar o leste e o sul da África, até chegar ao Himalaia, na Ásia. “Todos os dias é um desafio novo para vencer, mas com certeza está valendo à pena”, diz Luciane.
Para que o G1 pudesse conhecer a história de Garibaldi e Luciane, foi preciso aguardar que os dois chegassem a um hostel em Cochrane, Chile, para usar a internet.
Plano
O desejo de ganhar as estradas do mundo sobre duas rodas já era antigo para Garibaldi. Há 10 anos, ele começou a imaginar como seria fazer a aventura, mas faltava algum tipo de inspiração para tirar o projeto do papel. O empurrão que ele precisava aconteceu quando conheceu Luciane. “No primeiro dia em que nos conhecemos, ele contou que tinha o sonho de dar a volta ao mundo de bicicleta. Quando já estávamos juntos, ele falou de novo. Foi quando eu disse que se ele quisesse ir mesmo, eu poderia ajudar, poderia ir junto. Como dizem os amigos dele, ele só criou coragem depois que me encontrou”, conta a aventureira.
Depois do sinal verde para a viagem, Luciane, que é de São José dos Campos (SP), deixou o emprego e se mudou para São Paulo, cidade onde o empresário de Batatais (SP) morava. “Começamos a planejar a viagem. O sonho dele também se tornou meu”, diz Luciane.
Durante o planejamento, Garibaldi conta que foi preciso cautela e conhecimento sobre as dificuldades pelas quais poderiam passar. “Eu preguei o mapa mundi na parede e marquei todos os países que a gente queria passar, mas existe um abismo entre o planejado e o realizado, até mesmo pelas condições da viagem e o aspecto financeiro. Os detalhes acabam sendo definidos na hora. No máximo, semana por semana”, diz.
Casal saiu do 'fim do mundo', na Argentina, para chegar ao Himalaia, na Índia.
Para percorrer os três continentes, os dois terão que abandonar as bicicletas pelo menos uma vez, entre a América do Sul e a África. O plano para essa parte da viagem é seguir de avião, mas o próprio dinheiro das passagens será adquirido com o tempo, por meio de trabalhos durante a estadia nos países vizinhos ao Brasil.
O casal conta que está aprendendo a viver com o essencial, tanto por não conseguir carregar muitos objetos nas bicicletas, quanto por não ter muita grana para gastar. Segundo Garibaldi, no primeiro mês de viagem foram gastos cerca de U$S 32 por dia para os dois. Durante o circuito, eles estimam que sejam necessários R$ 150 mil, mas o valor não é de fato o que está no bolso, já que eles se propuseram a trabalhar durante a jornada. “Nossas economias somam um valor para a gente conseguir até um ano e meio na estrada. Mas, de novo, é o abismo entre o planejado e o realizado. É a viagem que está dizendo para a gente o que fazer. A nossa ideia é fazer alguns pequenos trabalhos durante algumas semanas, para a gente conseguir avançar”, explica o aventureiro.
Desde que começaram a viagem, os dois já se viram contratados por alguns estabelecimentos para levantar fundos ou economizar. O primeiro trabalho foi em um hostel do Chile, no meio da Carretera Austral, um dos trajetos mais famosos da região. Eles pintaram paredes e carregaram caixas de cervejas em troca de banho quente e cozinha por mais alguns dias, já que, para ficar mais barato, continuaram dormindo em barracas. “A gente não sabe quando vai ter uma oportunidade. Então, quando aparece a gente pega”, diz Luciane.
Fôlego e adaptação
Pedalar tantos quilômetros exigiu uma preparação física intensa, mas a condição atlética dos dois facilitou o processo. “Eu pedalo há muito tempo. A Luciane também tem um bom condicionamento [ela é preparadora física]. Como tínhamos muita coisa para organizar, fizemos apenas algumas viagens menores, pedalando com peso para se adequar fisicamente, mas ainda ficou longe do ideal. A gente percebeu que a preparação ia ser mais dolorida, mas teria que ser durante a viagem mesmo”, diz Garibaldi.
Não apenas a distância é um desafio. O tempo de estadia em cada lugar ou para percorrer alguns trechos é determinado conforme Luciane e Garibaldi se envolvem na aventura. Na Argentina, por exemplo, o frio intenso e o terreno acidentado exigiram uma força extra dos aventureiros. Após passar por períodos de até cinco dias na estrada, acampando em locais desérticos, Garibaldi ressalta que é o conjunto de fatores que torna a viagem única. “Ali na Patagônia, por exemplo, são travessias de três, quatro dias, entre uma cidade e outra, e é deserto. Só quem sente o vento de lá na pele sabe o que é. Ele derruba você da bicicleta ou não te deixa avançar. A chuva também castiga bastante. A comida começa a acabar. Depois de um tempo, você fica esgotado.”
Todas as etapas precisam ser superadas com o fardo da bagagem. Com percursos de até 50 km por dia, as bicicletas levam barraca e equipamentos de camping, garrafas d’água, suplementos alimentares, kit de primeiros-socorros, um minifogão, combustível, mapas e documentos. Além dos itens comuns, eles levam artigos de uso individual - cerca de 12 trocas de roupas, dois casacos resistentes ao frio, dois pares de sapatos e produtos de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e xampu. Tudo isso pesa cerca de 50 quilos, o que, no caso de Luciane, equivale ao próprio peso.
Na hora de descansar, os dois recorrem ao equipamento de acampamento e escolhem um local tranquilo para permanecer durante algumas horas. Dormir em cama é um luxo com o qual a dupla não tem como arcar devido ao orçamento restrito.
Tarefas simples do dia a dia também são obstáculos que precisam ser administrados, conforme as condições do local por onde os ciclistas passam. Nas trilhas argentinas, onde os lagos são formados por água de degelo, tomar banho foi uma prova de resistência. “As águas são puras e extremamente geladas. O banho é aquele rápido, de lavar as partes íntimas e a axilas”, conta Luciane. Em alguns locais, eles conseguem improvisar um chuveiro, que permite a higiene com um pouco mais de conforto.
Segundo Luciane, a água do rio também é usada para lavar roupas. “Quando não dá mesmo mais para usar, a gente lava em algum rio ou onde puder. E quando a gente para em hostels, são horas e horas lavando, porque a roupa fica encardida, sem condição.”
Já a alimentação exige simplicidade, porque precisa ser fácil de encontrar, carregar e preparar. “A gente costuma levar arroz, macarrão, atum, cereal, aveia, ovos. Também fazemos sopa quando dá, mas é extremamente difícil encontrar legumes. Não tem muito, nem é de boa qualidade. Carne é raro. Já passamos 11 dias sem nem ver a cor”, destaca Garibaldi.
As comidas quentes são feitas com a ajuda de um kit para camping - um pequeno fogão multicombustível, panela, talheres, dois copos e dois vasilhames formam a cozinha.
Prazer
Longe de chegar ao destino final e com muito tempo de estrada pela frente, o casal conta que faz novas descobertas a cada dia e que a aventura é ainda melhor do que parecia quando era apenas um plano. Principalmente, quando eles superam os obstáculos e são contemplados, por exemplo, com a vista do Vulcão Osorno, no Chile, que tem 2.661 metros e é um dos mais famosos símbolos dos Lagos Andinos.
“A maioria das pessoas ao nosso redor falou para a gente desistir. Porque é muito distante da realidade da maioria das pessoas. Mas quando você chega aqui, você conhece tanta gente que está fazendo a mesma coisa, que você vê que é possível. Conhecer pessoas de todos os lugares é a melhor parte da viagem. Compartilhamos das mesmas experiências, conseguimos muitas informações, nos ajudamos, é uma conexão quase instantânea”, destaca Luciane.
Os novos aprendizados e os momentos especiais são compartilhados pelo casal no Facebook, em uma página chamada No Quintal do Mundo. Sempre que estão em algum lugar que oferece conexão de internet, a primeira coisa a ser feita é abastecê-la com fotos, vídeos e depoimentos. “Por enquanto tudo está dando certo e esperamos que continue assim”, conclui Garibaldi.
Quando alcançar o Himalaia no fim da viagem, o casal espera ter superado, quem sabe, o maior desafio de suas vidas. Conquistar a montanha mais alta do mundo, para a dupla, será a melhor maneira de celebrar sua própria aventura.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +