Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Após 142 países e 500.000 km de bicicleta, cineasta sai do Acre aos EUA

  • 05/01/2015

Com 32 filhos pelo mundo, aventureiro acreano de 61 anos coleciona histórias e tentará chegar ao país norte-americano em 8 meses. Saga começou neste domingo


142 países, 500.000km e 32 filhos. O cicloturista e cineasta acreano Gilberto Farias, conhecido por Trottamondos, coleciona histórias, duas voltas ao mundo de bicicleta e uma extensa lista de herdeiros. Mas, se engana quem pensa que aos 61 anos ele vai parar por aí. Acompanhado de cerca de 20 ciclistas, ele saiu do Acre rumo aos Estados Unidos neste domingo (4) e planeja chegar ao país norte-americano em até oito meses, de bicicleta.

Os companheiros de viagem, porém, seguiram apenas até a saída da cidade de Rio Branco, capital do Acre. De lá, Trottamondos seguiu a aventura sozinho. Ele pretende passar por 17 países das três Américas: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Estados Unidos.

- Pedalo uma média de 100km por dia. Daqui para a cidade de Watsonville, na Califórnia, são cerca de 22.000km. Em oito meses, daria 24.000km, então sobraria 2.000km de descanso no trajeto. O Acre levo no coração e o símbolo na minha bicicleta. Estou levando todos os meus conterrâneos na minha aventura - disse.

Trottamondos contou que antes de chegar ao destino, vai passar por alguns estados brasileiros, onde fará palestras sobre as viagens ao redor do mundo, vender filmes e depois seguirá pela América do Sul, América Central, até chegar aos Estados Unidos, na América do Norte. Ao chegar no local, ele pretende divulgar o trabalho como cineasta e comprar uma condução para que na próxima viagem possa levar a família junto.

Essa é a 6ª vez que ele faz o trajeto entre as Américas. A primeira começou em 1980, quando pedalou cerca de 52.000km até 1985. A primeira volta ao mundo, completa, foi de 1980 a 1996; a segunda de 1996 até 2006; e a terceira vai até 2023, quando ele completa 70 anos de idade.

- É uma viagem praticamente de negócio, porque aqui não vendo bem meus filmes, então, pretendo divulgar meu trabalho em outros países. Quero comprar um bom carro para viajar com minha família por lugares que eu já viajei - revelou ele, que depois dos EUA segue para a Europa e os outros continentes.

 

32 FILHOS PELO MUNDO

Em busca do sonho de conhecer o amor de sua vida, Trottamundos deixou pelo mundo 32 filhos. São 15 brasileiros (oito acreanos) e 17 estrangeiros (na Austrália, México e Portugal). Segundo o aventureiro, as duas primeiras viagens foram motivadas pelo desejo de encontrar Sirenita, um amor de infância que morreu aos 12 anos, mas prometeu que um dia voltaria para se casar com ele. 

Depois de percorrer 142 países, "o reencontro com Sirenita" ocorreu em terras acreanas. Trottamondos acredita que sua atual esposa, Dirla Paula de Souza, de 29 anos, que nasceu em Xapuri, com que é casado há 9 anos e tem três filhas, de 7, 5 anos e uma bebê de 6 meses, é a paixão de infância, Sirenita. A esposa conta que, apesar da saudade que vai sentir do marido, sabe que ele está fazendo o que ama.

- Seria como pedir para um pássaro não voar. Imagina você pegar um pássaro e cortar as asas dele. O que ele ama fazer é viajar, então, se eu pedisse para ele não ir seria no mínimo desrespeitoso. Nunca pediria para ele não ir. Confio nele, mas é claro que vou sentir muita saudade - concluiu Dirla.

 

Por globoesporte.globo.com 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar