Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Holanda projeta bike inteligente para reduzir acidentes com idosos

  • 19/12/2014

O governo holandês tem trabalhado na criação de uma bicicleta inteligente. O modelo está em desenvolvimento pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica aplicada e deve ajudar a reduzir os números de acidentes fatais envolvendo ciclistas, principalmente idosos.


O governo holandês tem trabalhado na criação de uma bicicleta inteligente. O modelo está em desenvolvimento pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica aplicada e deve ajudar a reduzir os números de acidentes fatais envolvendo ciclistas, principalmente idosos.

O principal diferencial da bike é o fato de ser equipada com câmeras e sensores de movimento, que informam ao ciclista a presença de um obstáculo à frente ou a proximidade de outro veículo por trás. Os dispositivos são conectados através de um computador de bordo com um sistema de vibração, que faz o guidão da bicicleta tremer para alertar sobre o perigo.

Além disso, o equipamento pode ser conectado a um tablet, para que outras informações do percurso sejam armazenadas e disponibilizadas. A tela do dispositivo também pode ser usada como alerta extra, apresentando um sinal luminoso quando detectar o obstáculo.

A tecnologia foi pensada para facilitar o uso da bicicleta como meio de transporte e tornar as pedaladas mais seguras, principalmente para idosos, que possuem menos reflexos. De acordo com a reportagem publicada na Discovery internacional, 67% dos acidentes registrados em 2013 envolvendo ciclistas na Holanda tiveram idosos como vítimas. “Mais e mais pessoas idosas estão usando a bicicleta, não apenas para curtas distâncias, mas também para distâncias mais longas”, explicou a ministra de Ambiente e Infraestrutura, Melanie Schultz, em declaração à agência AFP. Uma curiosidade sobre a Holanda é o fato de o país ter mais bicicletas do que pessoas.

A expectativa é de que a bike inteligente esteja disponível comercialmente em até dois anos e o preço deve variar de 1.700 a 3.200 euros, com uma possível versão elétrica.

Fonte: CicloVivo

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar