Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Abraciclo procura novo caminho para as bicicletas

  • 12/12/2014

Associação dos fabricantes encomendou pesquisa para nortear a indústria


A necessidade de encontrar um rumo para o mercado de bikes levou a Abraciclo a encomendar à Rosenberg Associados a pesquisa “Uso da bicicleta no Brasil: qual o melhor modelo de incentivo?”. O trabalho será entregue no início de 2015 e mostrará como são as indústrias debicicletas no Brasil e no exterior e a melhor forma de incentivar a utilização desse transporte. O mercado de bicicletas no Brasil vem recuando desde 2008, ano em que as vendas do setor atingiram 5,5 milhões de unidades.


Em 2014, porém, o País deve encerrar com 3,9 milhões de unidades vendidas. “As bicicletas vêm perdendo para as motos e os carros como meio de transporte, como ocorreu na Índia e na China”, recorda o vice-presidente da Abraciclo, Eduardo Musa. Em 1994, como transporte individual, as bicicletas vendidas representavam 80% do mercado brasileiro, enquanto os automóveis respondiam por 19% e as motos, 1%. Em 2013 a parcela dos carros saltou para 39% e a das motos para 16%, restando 45% para o transporte a pedal.

Outras dificuldades do setor se referem ao comércio exterior. Em 2005 o Brasil exportou 135,2 mil unidades, mas desde 2006 vem com volumes pouco expressivos. Em 2013 os embarques não chegaram a 6 mil unidades.

As importações, contudo, voltam a crescer apesar da sobretaxação imposta em setembro em 2011. Naquele ano entraram no País 369,2 mil unidades, total que recuou para 327,6 mil em 2012 e para 241,4 mil em 2013, mas fechará 2014 com 244 mil unidades, segundo estimativa da Abraciclo.

 

CICLISTAS QUEREM PRODUTOS MAIS ELABORADOS

Com a mudança de perfil dos consumidores, as bicicletas utilizadas como transporte básico (em regra feitas de aço, sem marchas e equipadas com bagageiro e para-lamas) perdem espaço ano a ano no Brasil. Em 2009 elas respondiam por 45% das vendas totais e fecharão 2014 com menos de 30% de participação.

Segundo a Abraciclo, esses modelos vêm sendo substituídos por outros com maior valor agregado pela utilização de alumínio, marchas (em regra 21) e adoção de freios a disco. São bicicletas usadas para lazer ou transporte urbano.

Por AutomotiveBusiness

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar