No fim de semana do feriado prolongado da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), Sorocaba (SP) se transformará na capital da bike, da mobilidade e da pesca.
No fim de semana do feriado prolongado da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), Sorocaba (SP) se transformará na capital da bike, da mobilidade e da pesca. De sexta a domingo (21 a 23), o município receberá, no Parque das Águas, a 5ª edição do Shimano Fest, maior evento que reúne as duas modalidades na América Latina, juntando esporte e lazer. Na abertura, o destaque fica por conta do congresso de mobilidade urbana, com a presença de diversos especialistas em debate sobre o tema. Nos dois dias seguintes, competições como a final do Circuito Latino-americano de Short Track (MTB) e a corrida de rua Pearl iZUMi Run 5k, são as principais atrações.
"Estamos trabalhando intensamente para oferecer um evento alegre, com clima familiar onde teremos em um mesmo lugar campeonato de mountain bike, desafio mecânico, exibição de BMX, shows de bandas de pop rock, exibição de produtos, test-ride de bicicletas e diversão para as crianças. Quem for ao Shimano Fest com certeza ficará encantado com as possibilidades que a bicicleta, a pesca e atividades ao ar livre proporcionam em um fim de semana", destaca Fabio Takayanagi, CEO Shimano Latino América.
O Congresso Mobilidade
Shimano Fest terá a responsabilidade de abrir o evento, na sexta-feira, às 15h, com objetivo de envolver órgãos responsáveis pelo exemplar projeto de mobilidade sorocabano, profissionais e personalidades do bicicleta e o público em geral. Neste debate, o resultado será a produção de um ‘Protocolo Sorocaba’ com ideias, soluções e sugestões de melhores práticas para que setores público e privado possam adotar para investir e apoiar a mobilidade por meio da bike. Nos dois dias seguintes, a reflexão seguirá com a UCB (União de Ciclistas do Brasil), entidade responsável por elaborar o documento oficial ao término do evento.
Enquanto a corrida de rua Pearl iZUMi Run 5k agitará o fim de tarde do sábado, a partir das 17h, com aquecimento para todos participantes, os melhores ciclistas latinos de mountain bike serão destaque no domingo, com a realização da final do Circuito Latino-americano Shimano Short Track. Alguns dos melhores atletas do País na modalidade, como Isabella Lacerda, Raiza Goulão, Marcelo Cândido, Daniel Grossi, Guilherme Müller, terão pela frente a elite do continente, representada por outros sete países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Costa Rica e Paraguai.
Evento familiar
O Shimano Fest proporciona a oportunidade de pais e filhos se divertirem juntos, praticando esportes e interagindo em atividades como os testes de bikes ou o tira-rodinhas, ambas voltadas para as duas rodas. Entre as demais atrações, haverá uma pista de Pump Track (modalidade que mistura BMX e MTB) aberta ao público, Desafio Mecânico que leva o nome da nossa consagrada marca de acessórios e componentes, a ‘PRO, Powers your Performance’ e a apresentação de BMX Jam, com alguns dos melhores atletas de BMX estilo livre do Brasil, exclusivamente no sábado (22), a partir das 11h. Aberta em tempo integral durante os três dias do Shimano Fest, a Vila dos Expositores também é atração, contando com cerca de 140 marcas, entre elas as principais do mercado.
Vemex apresenta novidades para o paraciclismo - A Vemex, empresa brasileira que oferece soluções inovadoras e de alta tecnologia para pessoas com deficiência física, apresenta no Shimano Fest o primeiro protótipo da handbike (bicicleta de mão) de competição brasileira, fabricada com ligas leves (peças em alumínio aeronáutico, fibra de carbono, polímeros de engenharia etc) e componentes Shimano (câmbio eletrônico, rodas de carbono etc).
"Será apresentado também um sistema eletrônico embarcado (desenvolvimento inédito no mundo) que fornecerá em tempo real os parâmetros fisiológicos do paratleta e dinâmicos da handbike. Tudo com tecnologia e inovação, orgulhosamente, 100% brasileira. Este projeto inovador e de alto teor tecnológico está sendo feito com parceria da Shimano Latino América e Univap, sob o suporte financeiro da FINEP por meio do programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica na área de Tecnologia Assistiva", explica Breno Horta, diretor da empresa.
Meio ambiente em pauta
A Prefeitura de Sorocaba, por meio de sua Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realizará a atividade "Sentindo o Ambiente", que tem como um dos objetivos estreitar a ligação afetiva do sorocabano e demais visitantes do Shimano Fest com a cidade. A atividade proporcionará ambientes sensoriais que provoquem impactos em relação ao benefício de preservar e manter o meio ambiente saudável para a cidade e para os que nela habitam.
Espaço gastronômico - Nada como estar em um grande festival e ainda poder degustar comidas tradicionais em eventos ao ar livre, como barraquinhas de lanche, sanduíches, açaí, entre outras guloseimas.Tudo isso estará disponível na área de alimentação do evento.
O Shimano Fest, evento totalmente gratuito e para todos os públicos, é realizado pela Shimano, multinacional líder mundial nos mercados de bike e pesca, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba e da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba). A Shimano pede a doação de 1 kg de alimento não perecível como ingresso.
Fonte: Pedal.com
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +