Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Os campeões e os destaques da ultramaratona Brasil Ride

  • 26/10/2014

A 5ª edição da ultramaratona Brasil Ride conheceu seus campeões, neste sábado (25 de outubro), depois de uma grande disputa final, no formato de maratona, que reuniu cerca de mil bikers. O último dia de pedal pelas espetaculares trilhas da região da Chapada Diamantina, na Bahia, recebeu a ilustre visita de Gary Fisher, um dos inventores do mountain bike.


A 5ª edição da ultramaratona Brasil Ride conheceu seus campeões, neste sábado (25 de outubro), depois de uma grande disputa final, no formato de maratona, que reuniu cerca de mil bikers. O último dia de pedal pelas espetaculares trilhas da região da Chapada Diamantina, na Bahia, recebeu a ilustre visita de Gary Fisher, um dos inventores do mountain bike.

“Todos estão de parabéns pela coragem de encarar esse desafio. Independentemente se o atleta é “finisher” ou não, pois durante uma semana de pedal tudo pode acontecer. Temos exemplos de atletas profissionais que infelizmente não chegaram ao fim, mas o que importa é que vocês foram guerreiros de participarem da principal Ultramaratona de MTB das Américas”, disse Mário Roma, organizador do evento.

O holandês Hans Becking e o tcheco Jiri Novak, da equipe Superior-Brentjens MTB, conquistaram o título após cruzarem a final em 1º, que contou com 61,8km de percurso e 926m de altimetria acumulada. “Ganhamos a prova ontem (24) quando conseguimos uma diferença de 10 minutos. Hoje fizemos o que tínhamos que fazer”, comentou Becking. A dupla fechou a competição com o tempo acumulado de 26h05min47s, vantagem de 2min17s sobre os vices, Tiago Ferreira e Periklis Ilias.

“É um sonho realizado. Hoje doeu muito. Meu parceiro Jiri Novak é muito forte. Nós atacamos no primeiro singletrack, mas os líderes Tiago Ferreira e o grego Periklis Ilias não queriam deixar isso acontecer e nos passaram. No asfalto “mandamos bala” para entrar na frente na segunda trilha e deu tudo certo”, acrescentou.

O português Tiago Ferreira, que participa pela quarta vez, prometeu voltar. “É um sabor amargo perder a camisa amarela no último dia, mas espero poder lutar pela vitória no próximo ano”, declarou.

Os melhores brasileiros, Henrique Avancini e Sherman Trezza da equipe Caloi Elite, que estavam na briga, tiveram um pneu furado, o que encerrou a chance da vitória na classificação geral, mas garantiu o título na categoria de melhor das “Américas”. Na classificação geral, fecharam em 3º, a 14min34s.

“A Brasil Ride deixa um legado muito forte para o desenvolvimento do mountain bike olímpico, apesar de ser disputada no formato ultramaratona, a pontuação conta para a classificação dos Jogos Olímpicos. Além disso a gente tem essa prova como a única realmente de nível internacional realizada no país. Então a gente conta com a participação de bons atletas e renomados internacionalmente,” comenta Avancini, que despede-se da equipe Caloi e passa a defender o time da Cannondale Factory Racing até os Jogos Olímpicos 2016.

As brasileiras Isabella Lacerda e Érika Gramiscelli conquistaram a vitória da última etapa e o título de melhor time das Américas. A equipe feminina campeã geral foi o time norte-americano NoTubes/Ergon, formado por Sonya Looney e Nina Baum, que ficaram na 2ª colocação na final.

Na categoria mista, o título ficou com o time Niner / Shimano formado por Mateus Ferraz e Ivonne Kraft, que venceu a última etapa, faturando 5 das 7 etapas. Com esse resultado, a ciclista alemã conquista seu quinto título e Mateus conquista o tetracampeonato.

Na categoria Máster, o título da Brasil Ride 2014 ficou com o time Superior Brentjens, formado por Bart Brentjens e Abraão Azevedo, com destaque para o pentacampeonato de Abraão na competição. “O Bart é um grande companheiro. Ele é sempre veloz e essa é a terceira vez que corremos juntos e o terceiro título”, comenta o campeão mundial máster Abraão Azevedo, que referiu-se aos dois títulos na Brasil Ride e um na Cape Epic. Na categoria Grand Máster, o título ficou com Heleno Borges que conquistou seu segundo título, e seu companheiro Paulo Vasconcellos.

A categoria Corporativa, formada por 3 atletas que competem em revezamento, foi muito disputada. Os vencedores foram Ernesto, Joaab e Divonei, da equipe local de Mucugê. “Sem dúvida é uma experiência única, eu já estou participando pela terceira vez e só por estar na minha cidade com o meu povo aqui já é uma honra para mim. Nossa equipe está de parabéns, meus dois amigos que também são filhos de Mucugê. A união faz a força e nós mostramos isso”, afirma Jooab.

 “Eu nunca tinha vivido uma experiência tão difícil na bicicleta, foi uma das coisas que mais difíceis que eu já enfrentei na minha vida… Mas o que compensa esse esforço todo é a companhia, as amizades, a paisagem maravilhosa,” descreve Caio Guatelli, vice-campeão da Corporativa, com Ulisses e Gustavo. “A vida é difícil e isso aqui é um espelho da vida, essas montanhas, essas pedras, a superação é o resultado disso tudo. Isso aqui é uma lição de superação.”

Na categoria Nelore, destinada aos atletas com peso acima dos 90 quilos, o título foi do time “Óticas Diniz”, formada por Robson Tavares Souza/Josias Jose, do Estado de Pernambuco.

Resultados completos no site da Brasil Ride

Fonte: Bike Magazine

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar