Quem pedala pelas novas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo deve redobrar a atenção ao que está em seu caminho. Nas últimas semanas muitos ciclistas têm reclamado da presença constante de tachinhas nas pistas, dispostas com o intuito de furar pneus e dificultar a locomoção nas vias exclusivas. Uma dica para evitar este tipo de problema é o uso da fita anti furo.
Quem pedala pelas novas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo deve redobrar a atenção ao que está em seu caminho. Nas últimas semanas muitos ciclistas têm reclamado da presença constante de tachinhas nas pistas, dispostas com o intuito de furar pneus e dificultar a locomoção nas vias exclusivas. Uma dica para evitar este tipo de problema é o uso da fita anti furo.
A opção é disponibilizada em quase todas as lojas de bicicletas e possui um custo baixo, se considerado toda a facilidade e benefício que ela proporciona. O valor do produto de alta performance varia entre R$ 20 e R$ 30 e sua vida útil é de, em média, dez anos.
Em entrevista ao CicloVivo, Bruno Nascimento, gerente da Total Bikes, explicou que a fita funciona de maneira bastante eficiente para evitar quase todos os tipos de furos, principalmente quando eles são ocasionados por itens cortantes finos. O único problema que a opção não consegue impedir é a perda por rasgos. “Posso dizer por experiência própria que funciona na prática”, diz o ex-competidor.
Cada tipo de roda possui uma fita específica, mas existem opções para todos os tipos de bicicleta. Ela é instalada entre a câmara e o pneu. Por não precisar ser colada, a fita pode ser retirada e reaproveitada em outra bike. Nascimento apenas alerta para o cuidado com a colocação para que o equipamento seja realmente eficiente. Ele explica que muitas lojas que comercializam a fita fazem a instalação sem custos extras para o cliente.
O ciclista que opta por usar a fita anti furo não sente praticamente nenhuma diferença na hora de pedalar. Apenas os competidores, que dependem de bicicletas muito leves podem notar um aumento mínimo no peso da bike. Mas, em geral, esta é uma opção que garante muito mais segurança. “Quando a tachinha penetra no pneu, ela entra em contado primeiro com a fita”, explica Nascimento. Segundo ele, isso é suficiente para evitar que a maior parte os materiais cortantes cheguem à câmara.
Outra opção para quem quer prevenir imprevistos no caminho e evitar os furos causados pelas tachinhas jogadas nas ciclofaixas é o líquido selante. Diferente da fita, ele é depositado dentro da câmara do pneu e ajuda a evitar os furinhos menores. Para Nascimento, a junção dos dois produtos é a opção ideal para evitar acidentes e a dor de cabeça que um pequeno furo pode gerar em um passeio.
Fonte: Ciclo Vivo
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