Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Motorista poderá enfrentar pena maior por atropelar e matar ciclista

  • 08/10/2014

Em época de conscientização e estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável, aguarda análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto que agrava a pena de motoristas que atropelam e matam ciclistas.


Em época de conscientização e estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável, aguarda análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto que agrava a pena de motoristas que atropelam e matam ciclistas.

O PLS 141/2003, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), acrescenta cinco circunstâncias agravantes da pena para homicídio culposo praticado na condução de veículo automotor. Uma delas é atropelar e matar ciclista que circula por ciclovia ou ciclofaixa ou atingir bicicleta pela parte traseira ao trafegar por via comum.

Além disso, o projeto passa a considerar agravante o uso de celular ou aparelho similar ao dirigir; a circulação em velocidade de, pelo menos, 30 quilômetros por hora acima da máxima permitida para a via; a condução de veículo com falha mecânica grave; ou na contramão do fluxo permitido.

Nestas hipóteses, a pena deverá ser aumentada de um terço à metade. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece para a prática de homicídio culposo na condução de veículo automotor a detenção de dois a quatro anos e a suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir.

Originalmente, o PLS 141/2003 prevê sete circunstâncias agravantes para este crime – que já conta com quatro no CTB – e aumenta a pena já estabelecida (um terço à metade) para a metade até o dobro da punição aplicada, o que foi rejeitado pelo relator, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

O relator fez outras alterações, como a eliminação de duas circunstâncias agravantes por já serem tratadas como crimes autônomos no CTB, a prática de homicídio culposo na condução de veículo motivada por embriaguez ou uso de entorpecentes e por participação em corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada, como o racha.

Há ainda um requerimento apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) pedindo a tramitação em conjunto com o PLS 236/2012, que trata da Reforma do Código Penal, mas a proposta ainda precisa ser analisada e aprovada.

Fonte: www12.senado.gov.br

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar