Na avaliação final, apenas uma delas não apresenta problemas de resistência
Quatro de cinco modelos de bicicletas infantis aro 16 (indicados para crianças entre quatro e oito anos) foram eliminados em teste realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores por falha na segurança. Ou seja, resta apenas uma alternativa para presentear a garotada com segurança no Dia das Crianças.
Os modelos Colli e Track & Bike tiveram as rodinhas de suporte deformadas durante os testes, o que representa um grande perigo de queda enquanto as crianças pedalam.
Já as bicicletas Tito e Houston apresentaram as distâncias entre as rodinhas e centro do quadro da bicicleta abaixo da medida mínima considerada segura. Além disso, nos ensaios dinâmicos (fadiga), simulando o uso cotidiano da bicicleta pela criança, o modelo Colli apresentou uma rachadura do garfo e uma ruptura do selim. A manopla de todas as marcas não tem a extremidade larga suficiente (40 mm no mínimo) para evitar que as mãos das crianças escorreguem e as bicicletas Houston, Tito e Track & Bike não tinham uma proteção total da corrente.
Diante dos resultados, a Associação está pedindo que sejam adotados critérios mais rigorosos de segurança, por meio da revisão das normas técnicas, para que os produtos disponibilizados no mercado não exponham mais as crianças a tais perigos. Foram solicitadas providências ao Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). E com relação aos modelos Colli e Track & Bikes, eliminados por deformação de suas rodinhas, foi pedido ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e ao Procon-SP a retirada imediata do mercado. O recall deve contemplar, no mínimo, o problema das rodinhas, trocando-as por outras mais seguras, e dar instruções sobre o modo correto de montar as bicicletas.
Apenas o modelo Caloi foi considerado suficientemente seguro, por ser o único produto a ter condições a não apresentar os principais problemas apontados no teste, além disso, é o único modelo que permite que as rodinhas sejam instaladas de forma independente do eixo traseiro. Em todos os demais, a ação passa, necessariamente, por um desaperto da fixação do eixo traseiro, o que pode originar um afrouxamento involuntário da roda de trás ou até uma diminuição da tensão da corrente.
Na avaliação dos freios, apenas os modelos Caloi, Colli e Houston se mostraram seguros. Foram detectados problemas no freio dianteiro da marca Tito, que ultrapassa a força máxima de frenagem, podendo causar um capotamento, caso seja o único recurso para frear a bicicleta; e na montagem do cabo de freio e no próprio freio traseiro da Track & Bikes, que não assegura a força mínima de frenagem, aumentando a distância necessária para a parada total da bicicleta.
Os modelos testados foram: Caloi Monster High; Colli Renault MTB; Houston NIC; Tito T16 e Track & Bikes Dino Neon.
Serviço:
Fonte: Portal R7
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +