Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

PROTESTE reprova 4 de 5 modelos de bicicletas infantis por falhas de segurança

  • 29/09/2014

Na avaliação final, apenas uma delas não apresenta problemas de resistência


Quatro de cinco modelos de bicicletas infantis aro 16 (indicados para crianças entre quatro e oito anos) foram eliminados em teste realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores por falha na segurança. Ou seja, resta apenas uma alternativa para presentear a garotada com segurança no Dia das Crianças.

Os modelos Colli e Track & Bike tiveram as rodinhas de suporte deformadas durante os testes, o que representa um grande perigo de queda enquanto as crianças pedalam.

Já as bicicletas Tito e Houston apresentaram as distâncias entre as rodinhas e centro do quadro da bicicleta abaixo da medida mínima considerada segura. Além disso, nos ensaios dinâmicos (fadiga), simulando o uso cotidiano da bicicleta pela criança, o modelo Colli apresentou uma rachadura do garfo e uma ruptura do selim. A manopla de todas as marcas não tem a extremidade larga suficiente (40 mm no mínimo) para evitar que as mãos das crianças escorreguem e as bicicletas Houston, Tito e Track & Bike não tinham uma proteção total da corrente.

Diante dos resultados, a Associação está pedindo que sejam adotados critérios mais rigorosos de segurança, por meio da revisão das normas técnicas, para que os produtos disponibilizados no mercado não exponham mais as crianças a tais perigos. Foram solicitadas providências ao Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). E com relação aos modelos Colli e Track & Bikes, eliminados por deformação de suas rodinhas, foi pedido ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e ao Procon-SP a retirada imediata do mercado. O recall deve contemplar, no mínimo, o problema das rodinhas, trocando-as por outras mais seguras, e dar instruções sobre o modo correto de montar as bicicletas.

Apenas o modelo Caloi foi considerado suficientemente seguro, por ser o único produto a ter condições a não apresentar os principais problemas apontados no teste, além disso, é o único modelo que permite que as rodinhas sejam instaladas de forma independente do eixo traseiro. Em todos os demais, a ação passa, necessariamente, por um desaperto da fixação do eixo traseiro, o que pode originar um afrouxamento involuntário da roda de trás ou até uma diminuição da tensão da corrente.

Na avaliação dos freios, apenas os modelos Caloi, Colli e Houston se mostraram seguros. Foram detectados problemas no freio dianteiro da marca Tito, que ultrapassa a força máxima de frenagem, podendo causar um capotamento, caso seja o único recurso para frear a bicicleta; e na montagem do cabo de freio e no próprio freio traseiro da Track & Bikes, que não assegura a força mínima de frenagem, aumentando a distância necessária para a parada total da bicicleta.

 

Os modelos testados foram: Caloi Monster High; Colli Renault MTB; Houston NIC; Tito T16 e Track & Bikes Dino Neon.

 

Serviço:

  • Para amenizar os riscos que a criança pode correr, só compre bicicletas que já venham montadas e que disponibilizem agentes autorizados, seja para a montagem ou manutenção.
  • Para diminuir os riscos, é aconselhável ensinar a criança a andar sem as rodinhas o quanto antes.
  • Após um mês de uso, retorne à loja ou ao agente autorizado para checar se ajustes são necessários.
  • Se você perceber que as manoplas da bicicleta tiverem os problemas apontados pela PROTESTE, troque-as em loja especializada.
    A bicicleta segura não tem pontas expostas (sem proteção) que possam machucar a criança. Ela traz proteção na corrente e seu banco não se move quando sofre pressão em alguma extremidade.
  • Da mesma forma, só permita que seus filhos andem de bicicleta se estiverem com equipamentos de proteção, como capacete, joelheiras e cotoveleiras. E supervisione-os até que já saibam se equilibrar sem as rodinhas. Muito cuidado para colocar e retirar as rodinhas, já que pode haver um desaperto da fixação do eixo traseiro, podendo haver um afrouxamento da roda traseira e até diminuição da tensão da corrente. Por isso, recomendamos que seja este procedimento seja feito por um técnico especializado.

 

Fonte: Portal R7

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar