Tdo ciclista sabe – ou pelo menos deveria saber – a importância da correta calibragem dos pneus da bicicleta. Com o advento das tecnologias tubeless, onde poucos PSIs a mais ou a menos fazem uma enorme diferença no comportamento da bicicleta, fabricantes de bombas de ar preocupam-se cada vez mais em oferecer produtos com uma boa acurácia.
Embora o mercado já disponibilize há algum tempo bombas de piso com medidores de pressão digitais, praticamente inexistem bombas portáteis com esta tecnologia, fazendo com que o ato de calibrar pneus e câmaras de ar após seu reparo seja feito na base do “olhômetro” ou “dedômetro”.
Pensando nisto, a Airace, uma empresa taiwanesa especializada em ferramentas e acessórios para ciclismo, desenvolveu a linha de bombas de ar I-Gauge, que oferece mais do que um simples medidor digital incorporado. De fato, as novas bombas não possuem nenhum medidor, já que a calibragem é realizada através do smartphone do usuário.
Graças à tecnologia Bluetooth 4.0, a bomba de ar I-Gauge transmite informações sobre a pressão do pneu com uma impressionante precisão de 1%. Mediante a instalação de um aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android e iOS, os dados são mostrados de forma clara e rápida. Também é possível, mediante o aplicativo, pré determinar a pressão correta, fazendo com que um alarme sonoro avise o usuário quando parar de inflar o pneu.
A tecnologia estará disponível nos modelos I-Gauge Mini Veloce Road e I-Gauge Mini Veloce MTB (portáteis) e na bomba de piso I-Gauge Veloce, capaz de inflar um pneu em até 300 PSIs. Os modelos utilizam duas baterias 1632 que, segundo o fabricante, possuem a durabilidade de até um ano, com a bomba sendo utilizada uma vez por semana. O aplicativo do smartphone possui um indicador de nível de bateria.
Os modelos possuem cabeça inteligente que dispensa o uso de adaptadores para os diferentes tipos de válvulas (Presta, Schrader e Dunlop) e estarão disponíveis nas lojas dos Estados Unidos a partir de janeiro de 2015, ao preço de 102 dólares (modelos I-Gauge Mini Veloce Road e I-Gauge Mini Veloce MTB) e 117 dólares (I-Gauge Veloce).
Fonte: MTB Brasília
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +