Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

10 razões para se empolgar com as E-bikes

  • 09/04/2021

Uma coisa é fato, elas vieram para ficar. As vendas de E- bikes vem aumentando desde 2016 e a tendencia é apenas de crescimento dessa demanda. Afinal, é um mercado de 15,4 bilhões de dólares, e não tem nenhum sinal que vai diminuir.


Alguns veem o surgimento das e-bikes como uma ameaça, como se as bicicletas convencionais fossem deixadas de lado quando todos entrarem nas elétricas. Mas não tenha medo: as E-bikes não estão aqui para roubar nosso estilo de vida movido à arroz com feijão. Na verdade, eles podem muito bem melhorá-lo, especialmente à medida que os hábitos de viagem e deslocamento mudam em meio a uma pandemia global. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a revolução elétrica.


1. Pedalar de E-Bike é mais fácil
Geralmente, as e-bikes são bicicletas com pedal assistido, movida a bateria que vem por meio de pedalada e, em alguns casos, de aceleração. Quando você pedala em uma e-bike com assistência de pedal, um pequeno motor é acionado e lhe dá o impulso, para que você possa subir ladeiras e cruzar terrenos difíceis sem maior dificuldade. Chamadas de “pedelecs”, elas se parecem com bicicletas convencionais – mas melhor, diz Ed Benjamin, diretor-gerente sênior da empresa de consultoria eCycleElectric. “Você controla sua velocidade com os pés, como em uma bicicleta normal”, diz ele. “Você se sente realmente poderoso e acelera facilmente.”

Além do recurso de assistência de pedal, algumas e-bikes vêm com um acelerador que aciona o motor. Elas pertencem a uma classe separada de e-bike que, obviamente, não oferece uma experiência de ciclismo pura; eles também são ilegais em alguns países. Curiosamente, Benjamin diz que pessoas que ainda não são “ciclistas” tendem a gravitar em torno de bicicletas com acelerador no início, mas depois se inclinam a escolher uma com pedal assistido para sua próxima compra!!


2. Você chega mais rápido aos lugares
Quanto mais forte você pedalar, maior será o impulso, mais rápido você pedalará. As E-bikes permitem que você pedale em ritmo acelerado, mas se lembre que não são motocicletas. Você nunca vai estar na estrada a 70 km/h. O motor tem um limitador de velocidade, para chegar no máximo a 25 Km/h, dependendo da bicicleta. Assim, você economizará tempo em seu trajeto, e ainda desfruta da paisagem. Você também pode controlar a potência da assistência que obtém. A maioria das e-bikes vem com um botão liga / desliga que permite ajustar a configuração de impulso de “eco” (baixo) para “turbo” (alto), para quando você quiser um pouco mais de força para ajudá-lo, digamos, a subir uma colina íngreme.

3.Você vai pedalar mais, mesmo que já pedale muito!
Comprar uma e-bike pode aumentar drasticamente a frequência com que você anda, de acordo com uma pesquisa com cerca de 1.800 proprietários de e-bike na América do Norte. Antes, 55% dos entrevistados disseram que andavam diariamente ou semanalmente. Depois de comprar uma e-bike, esse número subiu para 91%. Faz sentido: mesmo se você estiver em forma, você ainda se cansa e montar novamente na sua bicicleta convencional pode parecer uma tarefa árdua. Se você tem uma e-bike, pode continuar pedalando enquanto dá um descanso às suas pernas cansadas. Você também pode ir mais rápido, o que torna o ciclismo para deslocamentos mais longos mais atraente, mesmo quando você está sem tempo.

Para aqueles que não são frequentadores assíduos, as e-bikes abrem um mundo totalmente novo. Embora você possa não estar condicionado a pedalar de 5Km a 10Km por vez, você pode fazer essas distâncias facilmente com a assistência elétrica, que é uma ótima maneira de aumentar a resistência e a confiança. Essa mesma pesquisa descobriu que 94% dos não ciclistas andavam diariamente ou semanalmente depois de adquirir uma e-bike.


4. Tem uma E-Bike para qualquer modalidade.
Fale um tipo de pedalada que há uma e-bike para isso. Se você não tem interesse em uma bicicleta elétrica de estrada, pode se dar conta de que tem o modelo de bicicleta e-cargo de alta capacidade que pode transportar 180 Kg de coisas enquanto pedala por temperaturas frias a 24 km/h. As E-bikes estão disponíveis em estilos Fat, Cargueira, de passageiros, recreativos, hardtail, Full Suspension e até mesmo em Bike Speed.


5. Elas vão substituir os carros
  “As pessoas estão comprando bicicletas elétricas como forma de reduzir as viagens de carro”, diz Benjamin. Os dados confirmam que 28% dos entrevistados disseram que compraram uma e-bike especificamente para substituir o carro. E muitos outros motivos listados pelos compradores para querer uma e-bike, incluindo carregar cargas e crianças, evitar estacionamento, tráfego e preocupações ambientais – também indicam o desejo de sair do volante. Além disso, você não precisa trocar de roupa ou se limpar quando chegar ao seu destino, porque você não precisa suar tanto.

Considere, também, que mais da metade de todas as viagens de carro têm menos de 10 Km, com algumas pesquisas relatando que a média de uma viagem única equivale a apenas 5,95 Km´s. Essa é uma distância óbvia para percorrer de e-bike. Na verdade, a pesquisa descobriu que os proprietários substituíram 46% de seus deslocamentos de carro por viagens de e-bike. Tudo que você precisa é de uma ótima bolsa de transporte para carregar suas coisas, e pronto.


6. Sim, você vai continuar fazendo exercício.
As E-bikes fazem parte do trabalho para você, mas ainda contam como exercício, especialmente para pessoas que de outra forma foram sedentárias. Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram que quando 20 homens e mulheres que não faziam exercícios pedalaram por cerca de 40 minutos, três dias por semana, eles melhoraram sua aptidão cardiovascular e açúcar no sangue em apenas um mês. “Muitas pessoas não estão em forma para pedalar o tempo suficiente para obter benefícios significativos de saúde e condicionamento físico ao pedalar”, diz Benjamin. “Coloque-os em uma bicicleta elétrica e eles poderão sair e pedalar por uma hora e fazer uma quantidade significativa de exercícios.”

Mesmo se você estiver em excelente forma e, ainda pode se exercitar no e-bike. Quando fiz uma comparação cara a cara entre o trajeto com minha bicicleta e uma e-bike recreativa, descobri que meu esforço relativo era muito menor e queimei cerca de metade das calorias na e-bike. Mas eu ainda queimei alguma coisa – até 200 calorias por hora, o equivalente ao que você queima caminhando. E optei por passeios rápidos de e-bike até a cidade onde normalmente dirigia, o que significa que fui consideravelmente mais ativo no geral.


7. As baterias estão ficando cada vez melhores
Não há como evitar: as E-bikes fornecem mais um dispositivo para carregar. Agora, você pode esperar que sua bateria dure de 35 a 160 quilômetros antes de precisar ser recarregada. Onde você se enquadra nessa faixa depende do tamanho da bateria e de quanta energia o motor consome. Obviamente, se você ficar em modo “turbo” o dia todo, vai ficar sem energia mais rápido do que se você correr em configurações mais baixas e econômicas. Mas também esperamos que as baterias melhorem no futuro!!


8. O acesso à trilha pode ser complicado.
As E-bikes continuam sendo objeto de controvérsia nos círculos de mountain bike. Você pode não conseguir ir para sua trilha preferida agora, já que algumas trilhas não permitem bikes elétricas. No entanto, as coisas estão se inclinando em uma direção mais permissiva. IMBA, o maior grupo de defesa pública do esporte, mudou sua postura para permitir o acesso a algumas e-bikes com pedal (aquelas que chegam a 25 Km/h) em algumas trilhas. Com todos os grandes fabricantes fazendo bicicletas e-mountain, mais acesso provavelmente é apenas uma questão de tempo. “Em alguns anos, as pessoas perceberão que as mountain bikes elétricas não têm mais impacto na trilha do que uma mountain bike normal”, diz Benjamin.


9. Elas não são baratas, mas podem economizar seu dinheiro.
Você ainda não pode comprar uma e-bike barata. Mas se você mantiver o carro na garagem com mais frequência, economizará dinheiro em manutenção e combustível – sem mencionar os benefícios da saúde e, potencialmente, menos dias por doença por fazer mais exercícios. Os preços variam muito, mas você deve esperar pagar pelo menos US $ 1.500 por uma e-bike decente e consideravelmente mais (US $ 2.500 a US $ 5.500) por uma bicicleta de qualidade com sistema de motor de um grande fabricante como Bosch, Shimano ou Yamaha.


10. Elas são o futuro
Todos os grandes fabricantes de bicicletas – e literalmente dezenas de fabricantes menores – já estão no jogo e-bike. As montadoras não ficam muito atrás. A Ford financiou um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas em São Francisco e a GM lançou duas e-bikes próprias. “O negócio de automóveis está pulando com os dois pés”, diz Benjamin, “porque eles percebem que os carros em áreas urbanas de alta densidade, onde vive mais da metade da raça humana, simplesmente não estão mais funcionando”. Com grandes empresas de transporte como Uber e Lyft obtendo enorme sucesso com e-bikes, e cidades procurando maneiras de aliviar o congestionamento do tráfego, os programas podem apenas continuar a se expandir.

Fonte da matéria

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar