Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Três destinos no Brasil para você viajar de bike

  • 07/01/2021

Roteiros para curtir e viajar de bike pelas estradas do Brasil


Matéria originalmente publicada no site GoOutside

A bike é sem dúvida a parceira perfeita em viagens. Se você já é experiente ou quer uma inspiração para começar a viajar de bike, selecionamos três destinos incríveis no país para você conhecer em cima de uma magrela.

 

Circuito das Araucárias

Um roteiro perfeito para quem quer visitar o Brasil e curtir a vida na estrada

Criado em 2012, o Circuito das Araucárias passa por quatro municípios do interior de Santa Catarina (Campo Alegre, Corupá, São Bento do Sul e Rio Negrinho) e contempla atrativos naturais variados, entre mata atlântica, florestas de araucárias e cachoeiras. Ao todo são 250 quilômetros de estradas de terra em bom estado de conservação, mas com várias seções de subidas pouco recomendadas para quem não está com o pedal em dia. O percurso é inteiramente sinalizado por placas e, ao longo do caminho, o ciclista carimba o “passaporte” emitido pela Secretaria de Turismo de São Bento do Sul, cidade a 100 quilômetros de Curitiba – o ideal é reservar um dia antes de começar o pedal para se inscrever nesse circuito.

É normal levar entre seis e oito dias para concluir o trajeto, que além de tudo é uma bela imersão nas culturas alemã, polonesa e italiana do interior do Brasil. A variedade de hospedagens pelo caminho possibilita diferentes planejamentos. Por exemplo, você pode esticar mais o pedal em um dia e suavizar no outro, e vice-versa (veja dicas no site oficial). Ainda assim, alguns trechos são isolados, sem restaurantes ou mercearias, mas nunca faltam lugares para se conhecer e curtir, como a Estrada Dona Francisca, em Campo Alegre, que conserva trechos originais de sua construção, da metade do século 19.

Distância: 250 km.
Duração: Uma semana.
Bike ideal: Um modelo de cicloturismo com pneus de cravo encara bem esse rolê.
Custo: $$$
Quando ir: O ano todo.
Dificuldade: Recomendado para quem está acostumado com subidas longas
com a bike carregada.

FORA DA BIKE: A Rota das Cachoeiras é um dos atrativos imperdíveis para quando você ou seus amigos não estiverem sobre a bike. Trata-se de um trekking de quatro horas que passa por uma incrível sequência de 14 cachoeiras. Em Corupá, faça a trilha até o topo do Morro da Igreja, de 870 metros, uma caminhada de 2h30min (só de ida).


Viajar de bike: Natureza e calmaria na Canastra

Descubra as atrações da serra mineira e viva uma grande experiência em duas rodas

Localizado no centro-sul de Minas Gerais, o Parque Nacional da Serra da Canastra é recortado por pequenas estradas de terra que levam a inúmeras cachoeiras e outras paisagens extremamente preservadas. Uma viagem de bicicleta por lá exige bom senso de orientação e planejamento. Para quem chega por Franca (SP), a aventura começa em Delfinópolis (MG). Desse ponto sai uma estrada de terra que se transforma na Serra das Sete Voltas, uma dura subida cujo destino é a portaria do parque da cidade Sacramento. O acesso das bikes ao interior desse Parque Nacional é permitido, no entanto é proibido pernoitar lá dentro – e as portas fecham às 18 horas. Para cruzá-lo de ponta a ponta são 65 quilômetros, mas, mesmo que você consiga fazer isso em um único dia, estaria deixando de visitar os lugares mais interessantes.

A alternativa, então, é seguir rumo à Portaria São João Batista, que marca exatamente a metade do trajeto. Próximo a essa saída há um vilarejo bem receptivo e ideal para se acampar por uma noite. No caminho, você passará pelo mirante Casa de Pedra e pelas cachoeiras do Rolim e Casco D’Anta – nesta última encontrará um camping de alto nível próximo à saída homônima, que segue em direção à cidade de São José do Barreiro (MG). É também na Canastra onde nasce o rio São Francisco, que logo se transforma em uma cachoeira de 180 metros. Mas grande parte do trajeto é pela crista, entre a vegetação rasteira. Por isso uma boa dica é levar bastante água e roupas leves para se proteger do sol. O fim do passeio se dá na portaria de acesso à cidade de São Roque de Minas, que tem excelente infraestrutura turística, com bares agradáveis e pousadas para todos os bolsos.

Distância: 500 km.
Duração: 15 dias.
Bike ideal: Uma mountain bike que te permita carregar alguns apetrechos.
Custo: $$
Quando ir: Entre abril e outubro, durante a estiagem.
Dificuldade: Indicado para bikers de nível avançado, mais pela dificuldade
de orientação do que pelas fortes subidas. Acesse o site para saber mais detalhes.

FORA DA BIKE: Em Sacramento (MG), próximo a uma das principais portarias do parque nacional de mesmo nome, estão alguns dos atrativos mais impressionantes da Canastra, como a Gruta dos Palhares (a maior gruta de arenito da América Latina) e a Cachoeira São Basílio. Todas elas podem ser visitadas em trekkings de tirar o fôlego.


Viajar de bike: Rolê de chapar

Na Chapada dos Guimarães, você pedala se sentindo em outro planeta

 

Distante apenas 60 quilômetros da capital Cuiabá (MT), a Chapada dos Guimarães é bem menos procurada do que as da Diamantina e dos Veadeiros, mas não menos interessante: cachoeiras, cavernas, lagos e trilhas estão ao alcance das bicicletas nesse pedaço privilegiado do cerrado brasileiro, onde as rochas foram caprichosamente esculpidas pelo tempo. De bike, siga para o Vale do Rio Claro, onde imperam os famosos paredões dessa chapada. Em estrada asfaltada e com pouco movimento, você passará antes pelo Vale dos Dinossauros, que tem esse nome graças às exóticas formações daquele arenito avermelhado. O rio Claro faz companhia durante todo esse trajeto, e paradas para se banhar ali são inevitáveis. Outro atrativo impressionante da chapada mato-grossense são as pinturas rupestres, extremamente conservadas e que nos dão a chance de entender um pouco do homem da pré-história. O retorno a Cuiabá de bicicleta é altamente recomendado: uma estrada só com descidas e um visual alucinante te fará apertar os freios várias vezes para tirar fotos.

Distância: 250 km.
Duração: Cinco dias.
Bike ideal: Uma mountain bike para enfrentar estradas de terra e singletracks.
Custo: $$
Quando ir: Entre abril e setembro, já que nos outros meses chove muito.
Dificuldade: Apesar de a distância não assustar, há trilhas técnicas com
subidas e descidas pela Chapada dos Guimarães, muitas vezes expostas ao sol.

FORA DA BIKE: Reserve um dia para subir a pé a Serra do Uatmã, o ponto mais alto da chapada, de onde se avista a planície cuiabana e o parque nacional dos Guimarães. É um trekking pelo meio da mata, que explora a parte alta do chapadão e permite um mergulho na nascente do rio Coxipozinho, que mais à frente vira a majestosa cachoeira Véu da Noiva.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar