Maior festival de bicicleta da América Latina não acontecerá em agosto com objetivo de aguardar melhora da situação de saúde e retomada das atividades
Após a paralisação da rotina das pessoas e dos negócios para combater o contágio do novo coronavírus (COVID-19), a organizadora do Shimano Fest 2020, maior festival de bicicleta da América Latina, decidiu postergar a realização do encontro deste ano para os dias 10 a 13 de dezembro. O local será o mesmo anunciado anteriormente, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
"O setor da bicicleta ainda é um mercado emergente, uma indústria que vem crescendo e se recuperando das complicações econômicas dos últimos três anos. Considerando o atual cenário e os efeitos da paralização para toda cadeia produtiva, decidimos o adiamento, não apenas para empurrar a data para dezembro e ganhar tempo para trabalhar em um eventual período pós-crise", comenta Rogério Tancredi, gerente de marketing e comercial da Shimano Latin America, organizadora do festival.
O objetivo da mudança é auxiliar o setor em um momento de retomada, para que, principalmente, pequenas marcas e empresas, como as lojas de bicicleta, tenham a oportunidade de participar deste evento que tanto ajuda o desempenho do setor. Só no ano passado, o festival gerou mais de R$ 35 milhões em negócios. Além disso, o adiamento dará chance para que toda a comunidade da bicicleta possa se apoiar mutuamente e ter tempo para apresentar os principais lançamentos de produto do ano. "Ainda vamos estudar como poderemos ajudar ainda mais os pequenos empresários do setor, mas é ponto passivo que o Shimano Fest 2020 será uma grande oportunidades para retomar e alavancar o setor de bicicletas", comenta o executivo. Na ocasião, não apenas o mercado em si, mas também os amantes da bicicleta vão se unir e mostrar a força da cultura da bike no País, com a realização de um grande pedal comemorativo, o tradicional passeio ciclístico Shimano Fest & Santuu, já confirmado para domingo dia 13 de dezembro. No ano passado o pedal reuniu mais de 4 mil ciclistas.
O Shimano Fest, que está na sua décima primeira edição, conta com feiras de exposição do trade e dias gratuitos e abertos ao público com diversas atrações como shows, apresentações, competições, workshops, atividades para as crianças e pistas para testar centenas de bicicletas.
Em 2019, o festival recebeu mais de 42 mil visitantes em 4 dias de evento, envolvendo mais de 220 marcas e 7.000 lojistas. Foram 75 atrações espalhadas por sete diferentes espaços montados, sendo que mais de 3700 pessoas realizaram testes nos 130 modelos de bicicletas disponíveis.
Números do Shimano Fest 2019
42.000 Visitantes
7.000 Lojistas (pessoas representando as lojas)
220 Marcas em Exposição
139 Expositores (empresas)
R$ 35 Milhões em negócios
22mil m2 de área de evento
128 jornalistas
69 Veículos de imprensa
Mais de 320 matérias publicadas (196 durante a semana do evento)
R$ 8 milhões de Retorno em Mídia Espontânea
3.700 participantes do test-ride
4.000 Participantes Pedal Santuu
500 Participantes Pedal ABC
3.200 usuários do bicicletário
5,5 Toneladas de alimentos doados
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +