Letícia Cândido fica em primeiro na elite feminina depois de problemas técnicos de Jaque Mourão
Acontece nesse final de semana o Cannondale MTB Festival, evento que está sediando o quatro títulos do Campeonato Brasileiro: XCO (cross country olímpico), XCM (maratona), DH (downhill) e a inédita disputa no E-Mountain Bike, com bicicletas elétricas.
Ontem foi o dia das e bikes, com a vitória de Albert Morgen e Patrícia Loureiro, abrindo oficialmente o campeonato.
Hoje aconteceu a busca pelo título no XCO e o campeão mundial de XCM Henrique Avancini da Cannondale Factory Racing fez uma prova incrível em uma tarde de muito calor na cidade paulista. O segundo posto ficou com Guilherme Muller e o terceiro com Sherman Trezza.
"Foi uma corrida duríssima. É muito difícil voltar de uma sequência internacional, tentando competir entre os melhores do mundo e conseguir se manter concentrado o suficiente pra fazer uma boa prova", disse Avancini, que retorna ao Brasil após quatro pódios em duas etapas da Copa do Mundo UCI de MTB, em Andorra e na França.
"Essa era uma prova que todo mundo esperava que eu ganhasse, e fico feliz de não ter decepcionado a galera. E ter ajudado a fazer essa festa maravilhosa. É diferente de como se eu estivesse em uma prova internacional, porque eu estou em casa e a sensação é muito melhor. É especial ver esse carinho, ver como as pessoas vibram com o mountain bike, com um biker brasileiro. Vivo um momento dos sonhos na minha carreira", completou o vice-líder no ranking da Copa do Mundo UCI de MTB em 2019. .
Na Elite Feminina, a atual campeã Jaqueline Mourão da equipe Sense Factory Racing e uma das favoritas da prova teve um problema com o pneu e acabou perdendo o posto da liderança para Letícia Cândido (Corinthians Audax Bike Team). O segundo posto ficou com Raiza Goulão, companheira de equipe de Letícia, com Jaque permanecendo na prova para fechar em terceiro.
"Faz parte do esporte. Furei o pneu e tive que correr muito pra chegar no apoio para poder fazer a troca. Mas é importante saber que estou muito forte e que fisicamente e tecnicamente estou muito bem. Problemas mecânicos acontecem, é a gente tem que saber que isso faz parte do esporte. Semana que vem tem Jogos Pan-Americanos no Peru e é uma honra muito grande representar o meu país", destacou Jaqueline.
"Foi um turbilhão de emoções, desde a largada sabia que não estava na minha melhor performance. Mas confiei no meu trabalho e contei um pouquinho com a sorte. Agradeço a toda minha equipe, que confiou no meu trabalho. Estou muito contente", disse Letícia. "Meu sonho é ir pra uma etapa da Copa do Mundo, mas ainda tem muita coisa a ser feita dentro do nosso país, a ser consolidada", completou.
Resultado Campeonato Brasileiro - XCO
Elite Masculina
01. Henrique Avancini 01:31:54
2. Guilherme Muller 01:32:40
03. Sherman Trezza 01:34:04
04. Luiz Henrique Cocuzzi 01:36:31
05. Rubens Donizete Valeriano 01:37:43
Elite Feminina
01. Letícia Cândido 01:38:12
02. Raiza Goulão 01:41:26
03. Jaqueline Mourão 01:42:48
04. Viviane Favery Costa 01:43:18
05. Hercilia Najara 01:45:18
Por: Pedal.com.br
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +