Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Eles amavam pedalar: homenagem aos ciclistas de Brumadinho

  • 31/01/2019

Duas histórias de amor à bike que, infelizmente, não tiveram final feliz


Já chega perto de 100 o número de mortes confirmadas na tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, Minas Gerais.

A tal barragem se rompeu na última sexta-feira (25 de janeiro), e um mar de lama tóxica varreu sem dar nenhum aviso prévio à comunidade local e aos trabalhadores da mineradora. As vítimas, portanto, são moradores da cidade e funcionários da empresa.

Ao todo, já são quase 300 desaparecidos. Sem contar o estrago ambiental, que atingiu em cheio os rios, a fauna e a flora da região – e tende a se espalhar.

E é incrível pensar que, até numa situação como essa, é possível descobrir pessoas — que infelizmente se foram — que cultivavam um amor verdadeiro à bicicleta e ao esporte. Se Minas Gerais é um estado que semeia mountain bikers o tempo inteiro, a Serra da Moeda, em Brumadinho, é um destino consagrado do pedal. E por isso também que a região é muito conhecida por ciclistas que amam desbravar a natureza com consciência.

Vasculhamos os noticiários e descobrimos a história de dois caras que eram ciclistas verdadeiros e adoradores do esporte. Fica aqui então registrada nossa breve e singela homenagem a eles — e a todos os que se foram com esta tragédia.

Moisés Moreira Sales, ciclismo para renovar

Moisés trabalhava na Vale há mais de 10 anos e, segundo à família, era um cara alegre, brincalhão e do bem. Segundo o irmão Mateus, Moisés tinha acabado de comprar uma bicicleta e estava muito feliz por isso. Em 2018, o pais deles havia morrido vítima de enfarte, e Moisés acreditava que 2019 seria um ano diferente, o ano da renovação, e que seria movido pela bike. Moisés deixa mulher e um filho de 3 anos.

 

Luís Cordeiro Pereira, trabalho e MTB em Brumadinho


Ainda desaparecido sob a lama que tomou conta de Brumadinho, Luís, de 52 anos, era funcionário da Vale. Em entrevista ao site da Marie Claire, sua esposa, Altina Aparecida, relatou que Luís estava muito feliz porque no domingo participaria de uma prova de mountain bike, o esporte que ele praticava com amor e especial afinco. Ainda segundo a mulher, o casal tinha um aniversário para ir no sábado, mas Luís não a acompanharia. Disciplinado, ele estava determinado a acordar cedo para mandar bem na competição de mountain bike. “Ele tem várias medalhas”, disse Altina. “Todas guardadas e exibidas com muito orgulho.”

 

Tiago Favarini, de 33 anos

 

Teve o último contato com a família, antes de almoçar no refeitório da Vale, um dos locais atingidos pela lama

O engenheiro Tiago Favarini, de 33 anos. está entre os desaparecidos do rompimento de uma barragem da Vale, em Brumadinho, ocorrido nesta última sexta-feira (25). Ele é natural de Formiga.

Segundo informações do Últimas Notícias, Tiago é funcionário da mineradora e trabalhava em uma unidade da Vale, em Ouro Branco, mas estava em Brumadinho, local onde vai todas as sextas-feiras. Renata Favarini, irmã do engenheiro, disse ao site que o último contato com dele, com a família, foi antes de sair para o almoço, o qual ele faria no refeitório da empresa, um dos locais atingidos pela lama.

 

Descansem em paz, colegas do pedal!

Fonte: Bicycling

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar