Em Afuá, no Pará, as pessoas e os cachorros andam nas ruas sem medo de serem atropelados
A terceira edição do Mobifilm, o Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito, mostrou uma realidade em crescimento no país: os brasileiros estão se locomovendo cada vez mais de bicicleta.
O vencedor do Mobifilm foi o documentário “Elo Perdido – o Brasil que pedala”, da cicloativista e jornalista Renata Falzoni. Dentre as inúmeras situações do filme, uma que chama a atenção é a cidade de Afuá, na Ilha de Marajó, Pará. Em Afuá, carro não entra, e por isso a bicicleta é o principal meio de transporte. Há muitas pessoas andando a pé também por lá.
A cidade das bikes
Renata viajou o país de norte a sul, mas foi em Afuá, a cidade que é construída essencialmente sobre palafitas, onde ela encontrou a cereja do bolo para filme seu filme.
Com uma população em torno de 37 mil habitantes, a cidade de Afuá é definida, além de ser “a cidade das bikes”, como uma cidade ribeirinha. E as palafitas servem como passarelas entre a vegetação desta parte do delta do rio Amazonas.
Como o principal meio de transporte é a bicicleta, a circulação de pessoas realmente funciona. “Crianças e cachorros brincam nas ruas, e as pessoas saem de casa sem medo de serem atropeladas”, retratou o jornal Estadão em uma resenha do filme Elo Perdido.
Como você enxerga Afuá? Como um passado em que carros não existiam, ou como um cidade do futuro, já limpa de poluição e engarrafamentos?
Em sua página do Youtube, Renata Falzoni prometeu que, após a exibição em festivais como o Mobifilm, o documentário Elo Perdido ficará disponível em circuito aberto.
Por: Bicycling
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +