'Pedal Anchieta' reuniu cerca de 40 mil pessoas e ocasionou a interdição parcial da Via Anchieta até chegada a Santos. Polícia registrou 19 acidentes, sendo dois graves.
Um passeio ciclístico que partiu da capital paulista rumo à Baixada Santista levou cerca de 40 mil ciclistas à Via Anchieta, neste domingo (2). O evento, chamado 'Pedal Anchieta', ocasionou a interdição parcial da rodovia e também acabou provocando 19 acidentes, sendo dois deles considerados graves pela polícia.
O passeio teve largada rumo a Santos entre 6h e 8h30, em blocos, do pórtico instalado no Km 12,6 da Anchieta. Desde a meia-noite, a concessionária Ecovias, responsável pelo trecho, implantou a operação 5x3, para a organização do evento instalar postos de atendimento médico, banheiros químicos e paradas para hidratação, entre outros pontos de apoio.
Ciclistas reunidos na Via Anchieta para largada rumo ao litoral de SP — Foto: Cristovão Bernardo/OAB SP
"Estávamos esperando umas 15 mil pessoas. Mas, nos últimos dias, por conta das redes sociais, muita gente se inscreveu. Como o nosso site teve problemas nos últimos dias, muita gente, mesmo sem se inscrever, desceu a serra de bicicleta, que era uma coisa que tentávamos fazer há mais de dez anos", disse um dos organizadores do evento, Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros.
Para garantir a segurança do passeio, a Ecovias e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) programaram diversas interdições no trânsito da região.
Após vencerem os 55 quilômetros até o Km 65 da Anchieta, já no trecho urbano de Santos, ponto de chegada, os ciclistas foram orientados a seguirem até o Largo Marquês de Monte Alegre, no bairro Valongo, onde houve um esquema receptivo. Depois, milhares de ciclistas acabaram se espalhando pela cidade, antes de voltarem ao planalto.
Chegada no Largo Marquês de Monte Alegre, em Santos, SP — Foto: Carlos Nogueira/A Tribuna de Santos
O evento
A organização do evento é composta por ciclistas de São Paulo que participam do Ciclo-Comitê paulista. Desde fevereiro, o 'Pedal Anchieta' vem sendo articulado pelos ciclistas e, em maio, o Governo do Estado anunciou que o passeio ciclístico passaria a integrar o calendário anual de eventos de São Paulo.
Com isso, os ciclistas passaram a contar com o apoio das secretarias de Estado de Meio Ambiente, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Turismo e Segurança Pública, além da Artesp, concessionária Ecovias e das Prefeituras de São Bernardo, Cubatão e Santos.
Ciclistas já no trecho de Baixada da Via Anchieta — Foto: Carlos Nogueira/A Tribuna de Santos
Fonte: G1.com
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +