Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Copa do Mundo: Schurter vence etapa final; Avancini faz história

  • 27/08/2018

O suíço venceu a disputa do XCO e mostrou que continua o favorito para o Mundial, em Lenzerheide (na Suíça), daqui a duas semanas.


Mesmo com o hexacampeonato antecipado, o campeão Nino Schurter fez questão de mostrar sua boa forma na etapa final da Copa do Mundo de MTB, neste domingo (26 de agosto), em La Bresse, na França. O suíço venceu a disputa do XCO e mostrou que continua o favorito para o Mundial, em Lenzerheide (na Suíça), daqui a duas semanas. Esta foi a 30ª vitória de Schurter na competição.

Gerhard Kerschbaumer foi o 2º , a 12 segundos, e Maxime Marotte completou o pódio, aproveitando a queda de Mathieu Van der Poel na última volta.

 

No circuito da etapa final

 

Henrique Avancini na disputa na França


O brasileiro Henrique Avancini ficou em 17º lugar por causa de problemas técnicos, mas se manteve entre os cinco primeiros na classificação geral, conquista inédita na história da nação no esporte. “É um dia em que as sensações ficam misturadas, mas não dá para deixar de considerar que foi uma temporada de Copa do Mundo histórica para mim, para o MTB brasileiro e também latino-americano. O objetivo principal da temporada era ter consistência nas partes física, mental e técnica. E eu tive. Foi um ano em que eu tirei para aprender a correr na frente e fico feliz com o saldo. Além de terminar no pódio, a satisfação é a de que evoluí muito para chegar aqui”, afirmou Avancini.

Segundo colocado no ranking mundial, Avancini encontrou dificuldades no circuito de La Bresse. Por conta do terceiro lugar no short track da última sexta-feira (24), o brasileiro largou no pelotão. O atleta fluminense até conseguiu ir bem no começo, mas a lama pesada do circuito fez com que ele fosse ficando para trás.

Mesmo com o resultado, Henrique terminou esta edição da Copa do Mundo entre os cinco melhores, feito nunca alcançado por um brasileiro. Ele foi quarto colocado no geral, com 1.213 pontos. Somente 29 pontos o separaram do terceiro, o francês Maxime Marotte. Hexacampeão do torneio, o suíço Nino Schurter ficou com 1.861, seguido pelo holandês Mathieu Van der Poel, com 1.355. O italiano Gerhard Kerschbaumer, dono de 1.154 pontos, fechou o Top 5.

“Fiz um ano muito consistente. Foram três pódios de short track, dois pódios de XCO e pouquíssimas vezes fora do Top 10. Tenho de curtir o momento, pois é especial para a nossa história. A temporada ainda não acabou, tenho ainda grandes compromissos. Mas, foi um ano fantástico. Vi as pessoas se envolvendo de um jeito diferente com o esporte. Elas estavam acompanhando as transmissões ao vivo, torcendo e vibrando. Esse é o maior legado que eu posso deixar: criação de uma cultura esportiva”, analisa o brasileiro.

 

Equipe Cannondale no pódio final

O resultado da competição também coroou a Cannondale Factory Racing, equipe pela qual Avancini disputa os torneios, como a grande campeã na categoria. Agora, o brasileiro muda o foco para o Campeonato Mundial, de 5 a 9 de setembro. Em 2017, na Austrália, ele terminou na quarta colocação. “Vou continuar trabalhando, pois tenho muita lenha para queimar. Tenho bastante margem para melhorar. Cheguei aqui por trabalho duro, tentando, e assim que vamos seguir em frente”, completa.

Na Elite das mulheres, Annika Langvad e Jolanda Neff lutaram pelo título. A suíça Neff, apesar de sofrer dois furos, levou a vitória e o tricampeonato da Copa do Mundo. A canadense Emily Batt foi a 2ª colocada e a dinamarquesa Langvad ficou em 3º.

Por: Bikemagazine

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar