Tharsis XC tem opção de integração mecânica ou eletrônica com o XTR Di2
A PRO, empresa da Shimano, lança oficialmente nesta semana um novo grupo de componentes para o Mountain Bike Cross-Country (XC). Trata-se do Tharsis XC, que consegue se integrar perfeitamente ao XTR Di2 (eletrônico).
O Tharsis XC foi criado para a transmissão mecânica ou eletrônica (Di2) de MTB, possibilitando a integração total da fiação e da bateria do novo XTR Di2 ao cockpit. Com o novo conceito, é possível passar todos os fios internamente, colocando a bateria do Di2 dentro da espiga do garfo.
O guidão foi desenvolvido pensando nas necessidades de ciclistas de Cross-Country, ou seja, é leve e rígido. Os guidões foram construídos com uma mistura de carbono T700 e T800. Todos os guidões têm o mesmo recuo e podem ser cortados, sem perigo, até 4 cm de cada lado, de acordo com a preferência dos ciclistas.
Há uma versão específica para o Di2, baseada no modelo “Flat Top”. Essa versão vem com roteamento interno específico para o XTR Di2. Existem entradas específicas e guias para passar os fios internamente, de forma que estejam protegidos debaixo das manoplas e das abraçadeiras. Assim pode-se manter a fiação do Di2 segura e manter o cockpit com melhor aparência. A mesa do Tharsis XC conta com o sistema já comprovado de “headlock”, garantindo que a tampa e o corpo da mesa fiquem perfeitamente alinhadas, permitindo uma montagem correta com maior facilidade.
Outra novidade é o ajustador de caixa de direção integrado. Com esse sistema, não há necessidade da tampa da caixa de direção com estrela. Isso não só alivia peso, como também abre espaço para colocar a bateria do Di2 na espiga do garfo. A mesa do Tharsis XC é um perfeito exemplo de integração e está disponível em dois ângulos e diferentes comprimentos, servindo para qualquer bike de XC, independentemente do tamanho das rodas.
O novo canote do Tharsis XC usa abraçadeira com parafuso único lateral. Já comprovada, essa abraçadeira foi usada também nas versões anteriores do Tharsis, do FRS e do Atherton. Sendo tanto leve (Tharsis) quanto forte (Atherton), esse sistema se prova como o mais confiável, além de ser fácil de usar. Para o grupo Tharsis XC, a PRO oferece versões de 0mm e 20mm de offset, disponíveis nos três diâmetros mais comuns.
Finalizando, a PRO adicionou um suporte de bateria do Di2 interno. Isso oferece uma opção adicional para colocar a bateria internamente na bicicleta, além de dentro da espiga do garfo. O canote já virá com abraçadeiras de 7×7 e 7x9mm. Abraçadeiras para selins com trilho de carbono oversize de 10,3mm estarão disponíveis como peça de reposição.
Foto: Divulgação/Shimano
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +