A primeira etapa da Copa do Mundo de MTB XCO 2018 realizada em Stellenbosch, na África do Sul, foi palco da quebra da hegemonia do suíço Nino Schurter. No ano passado, o suíço fez uma temporada perfeita, vencendo todas as principais competições. O brasileiro Henrique Avancini andou bem, e fechou sua participação em oitavo lugar.
A competição foi vencida por Sam Gaze, atleta da Nova Zelândia de apenas 22 anos e com um currículo invejável mas que não foi bem em 2017 graças a problemas pessoais e de saúde. Andando muito forte a prova inteira, o ciclista mostrou bastante maturidade e que a nova geração está chegando com força total.
A prova
A prova começou em alta velocidade e logo de cara Gaze e Schurter destacaram-se. Porém, a dupla conseguiu livrar-se do pelotão de forma mais definitiva apenas no começo da segunda volta. Avancini, que havia largado muito bem, acabou caindo para sexto depois de andar boa parte da volta 1 em quarto lugar.
Durante toda a prova, Nino e Gaze mantiveram a velocidade alta na frente, abrindo vantagem de quase todos os adversários - com exceção de um insistente Maxime Marotte. Para se ter ideia, o francês conseguiu chegar nos líderes no começo da volta cinco, mas acabou sobrando novamente com uma aceleração de Nino.
Dai para frente, Gaze e Nino revesaram a frente em diversas ocasiões, com Marotte sempre com menos de 10 segundos de atraso. No ano passado, o normal neste momento de uma corrida seria ver Nino destacado na frente, rumando para mais uma vitória - algo que não vimos acontecer nesta prova.
O suíço tentou um ataque no final da sexta volta, mas foi seguido de perto por Gaze. Pouco depois, já na última volta, foi a vez de Gaze atacar Nino duas vezes sem obter sucesso. Com os líderes se marcando e Marotte bem perto, o neozelandês viu-se forçado a lançar um sprint antecipado. Embora a sapatilha de Nino tenha dado uma escapada, nada tirou o brilho da vitória de Sam Gaze.
Feminino
Entre as mulheres, vitória da dinamarquesa Annika Langvad, que superou a francesa Pauline Prevot por cerca de 13 segundos. O terceiro posto ficou a norueguesa Anne Tauber. A brasileira Raiza Goulão fechou a prova na 22ª.
Em sua conta do Facebook, a atleta celebrou a participação, afirmando ter tido uma boa largada. Depois de fazer duas boas voltas, a atleta sentiu algumas dores nas costas e nas pernas, perdendo assim as posições. Agora, ela se prepara para o Cape Epic, que começa em uma semana.
Resultados Elite Masculino
1st. GAZE Samuel (NZL) — 1:30:14
2nd. SCHURTER Nino (SUI) — 1:30:15
3rd. MAROTTE Maxime (FRA) — 1:30:16
4th.VAN DER POEL Mathieu (NED) — 1:31:24
5th. CAROD Titouan (FRA) — 1:31:41
Resultados Elite Feminino
1 - LANGVAD Annika (DEN) — 1:33:14
2 - FERRAND PREVOT Pauline (FRA) — 1:33:27
3 - TAUBER Anne (NED) — 1:33:48
4 - GROBERT Helen (GER) — 1:34:29
5 - WLOSZCZOWSKA Maja (POL) — 1:34:30
Por: Pedal.com.br
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +