Por acaso, José Carlos começa primeiras pedaladas e se torna campeão de mountain bike no Piauí após sair dos 110kg para 80kg. Transformação motiva filhos nas provas
Por acaso, José Carlos começa primeiras pedaladas e se torna campeão de mountain bike no Piauí após sair dos 110kg para 80kg. Transformação motiva filhos nas provas
A compra de uma bicicleta para o filho ir à escola mudou totalmente a rotina do comerciante José Carlos. As duas rodas se tornaram um aliado para o até então sedentário iniciar a busca pelo sonhado corpo perfeito. Com a bike, José Carlos eliminou 30kg: saiu dos 110kg e enxugou até os 80kg. A prática saudável acabou levando adeptos da família ao ciclismo. Seus filhos, Matheus e Pedro Igor, agora competem juntos do pai e o trio “caça” torneios de mountain bike no Piauí. Com a transformação, José Carlos comemora a nova forma.
Foi necessário muito pedal e persistência. Se você não quer ter dificuldade, não quer suar, não faça ciclismo. A modalidade traz uma qualidade de vida, uma respiração nova. Comecei por acaso, quando fui comprar uma bicicleta para o meu filho mais novo usá-la até a escola. Pensei que poderia andar também e fui pedalando, se tornou um vício bom. Depois do ciclismo, cortei o que me atrapalhava, como a bebida alcoólica e segui os passos de uma alimentação adequada – explica José Carlos.
Apaixonado pela bicicleta, o caminho natural foi as competições. Aos 37 anos, José Carlos pedala na categoria master. Em 2012, por exemplo, foi campeão das modalidades speed e de mountain bike do Campeonato Piauiense de Ciclismo. Na Copa Norte-Nordeste de Mountain Bike, realizada no começo de agosto, o piauiense liderou os 15km com o tempo de 46m58s. Antes, José Carlos encarou 56km de uma prova no litoral do Piauí, completando o quinto melhor tempo (02h32m).
E a família também vai aprendendo a ser campeã. Matheus, com 15 anos, é o líder da categoria júnior enquanto Pedro, de 25 anos, disputa a Sub-30. Incentivado por José Carlos, o jovem ciclista se inspira nas dicas de saúde do pai, que virou exemplo de persistência.
- Vimos que não foi fácil ele perder os 30kg, acompanhamos tudo. Foi um esforço muito grande, por isso, a nossa admiração. Temos a satisfação de compartilhar a cada prova com ele, temos mais interação e trocamos muitas informações – revela Matheus, que começou a competir desde os 13 anos.
Ao lado de Matheus, o pai orgulhoso ajeita os últimos equipamentos da prova e complementa o filho (foto abaixo)
- Para perder peso não podemos encarar como um passo de mágica, mas sim muita e muita persistência.
Fonte: Globo Esporte
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +