Ele conseguiu atingir 202 km/h pedalando na bicicleta no vácuo de um carro.
O ciclista profissional Evandro Portela conseguiu na manhã deste domingo (26) bater o recorde mundial de velocidade extrema em cima de uma bicicleta. Ele conseguiu atingir 202 km/h pedalando na bicicleta no vácuo de um carro.
O desafio iniciou no km 63 da BR-277 em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A largada foi em frente ao prédio da Editel e seguiu até o viaduto da Rui Barbosa. O trânsito foi suspenso por 20 minutos. O feito foi acompanhado por um juiz do Guiness Book, o livro mundial dos recordes, de forma online. A ação teve estrutura de segurança e apoio da Ecovia, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) e Prefeitura de São José dos Pinhais
Evandro iniciu pedalando e ganhou velocidade até que um Subaru WRX 4X4 350 CV turbo, guiado por um piloto experiente, ultrapassou o ciclista se colocando a sua frente. Ele entrou no vácuo do carro que estava com uma carenagem de acrílico preparada para a velocidade extrema e chegou a 202 km/h de velocidade máxima.
Preparação
O equipamento de Evandro também foi especialmente preparado para a ocasião. Todos os rolamentos da bicicleta são de cerâmica, que têm menor atrito e suportam velocidades maiores. A roda da frente é de alumínio, mais pesada e, portanto, mais estável do que uma de carbono. Os raios da roda traseira são achatados e oferecem pouca resistência ao ar. A roupa foi desenvolvida para cortar o vento, pela Mauro Ribeiro Sports. Os pneus utilizados são o Grand Prix 4-Season, da Continental, com alta tecnologia em segurança, podendo passar por cima de cacos de vidro e de pedras que não furam.
O atleta possui no currículo 16 anos (1990 – 2006) de carreira profissional, com cinco temporadas no Circuito Europeu e 10 anos entre os 10 tops ciclistas das Américas. Entre importantes competições mundiais estão participações na Vuelta Espanha e Volta a Portugal. Entre as conquistas: Campeão do Tour Del Leste da França, em 1997; 3º colocado geral da Vuelta a Madri 1997, 5 vezes campeão geral na Volta de Santa Catarina, passando pela a temida serra do rio do rastro, Campeão Brasileiro de Pista 4x4000, entre outros.
Por: Massa News
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +