Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Dez dicas para se pedalar em dias chuvosos

  • 11/10/2021

A temporada de chuvas está começando? Isto não quer dizer em absoluto que é o momento de se guardar as sua bike e ficar em casa mofando. Afinal, quando estamos bem preparados, uma pedalada sob chuva pode ser uma experiência até agradável! A seguir, compartilhamos a nossos leitores dez dicas para se pedalar na chuva sem problemas:


A temporada de chuvas está começando? Isto não quer dizer em absoluto que é o momento de se guardar as sua bike e ficar em casa mofando. Afinal, quando estamos bem preparados, uma pedalada sob chuva pode ser uma experiência até agradável! A seguir, compartilhamos a nossos leitores dez dicas para se pedalar na chuva sem problemas: 

Utilize roupas adequadas - durante esta época do ano, recomendamos que o ciclista tenha sempre em sua mochila uma capa leve de chuva. Existem várias opções de modelos e estilos no mercado, mas pessoalmente prefiro os modelos tipo poncho, pois além de proteger suas pernas e mochila, é fácil de vestir, permite que o ar circule internamente. Se você transpira muito, dependendo da situação, uma capa de chuva convencional pode te deixar mais molhado por dentro do que por fora.

Mantenha-se seco e aquecido - Se você não quer ficar doente, seque-se adequadamente e se aqueça assim que chegar ao seu destino. Em trajetos curtos não há muito problema, já que podemos esperar a chuva baixar de intensidade. Em trajetos longos, entretanto, por mais leve que seja a chuva, sempre nos molhamos um pouco. Neste caso, o ideal seria levar roupas secas em nossa mochila. 

Distância e intensidade da frenagem - Em dias chuvosos, os aros e discos de freio acumulam excesso de água e resíduos como lama e terra, que afetam diretamente a frenagem da bicicleta. Nestes casos, recomenda-se que se faça uma pré-frenagem, apertando a manete dos freios suavemente, para que as pastilhas ou sapatas do freio retirem o excesso de resíduos e água dos aros ou discos. Após isto, já se pode utilizar maior pressão nas manetes para frear sem maiores problemas. Mantenha sempre o dobro da distância do veículo da frente em relação ao que você faz normalmente em dias secos. 

Baixe a pressão dos seus pneus - Se você perceber que sua bike está com uma tendência a patinar com o piso molhado, isto pode ser indício que seus pneus estão com excesso de pressão. Diminuindo a pressão em cerca de 5 psi aumentará a superfície de contato dos pneus com o solo, aumentando significativamente a aderência. Tenha cuidado de não baixar a pressão em demasia, já que rodas com um pneu com pouca pressão aumenta´ra a possibilidade de furos. 

Evite as poças e charcos - Para muitos, passar a toda velocidade por poças e charcos pode ser algo muito divertido. O problema é que a gente nunca sabe o que pode estar por baixo da água. Mais do que um simples charco, podemos dar com a roda da bike em um buraco que poderá ocasionar um acidente, cuja gravidade poderá ser de um furo no pneu a um estrago maior na roda, além de poder ferir gravemente o ciclista. 

Cuidado com manchas multicoloridas! - Durante as primeiras chuvas, o óleo oriundo de automóveis, ônibus e caminhões que estava impregnado no asfalto tende a se soltar e ficar a superfície da água, formando uma camada multicolorida na pista. Estas manchas são muito escorregadias, portanto devemos evitar passar por elas. Frear sobre esta superfície poderá fazer com que gotas de óleo fiquem impregnadas nas sapatas ou pastilhas do freio, e prejudicando sua eficácia. 

Para-lamas - Este acessório é imprescindível em uma bicicleta urbana. Por menor que seja o charco ou poça de água, dificilmente iremos chegar a nosso destino sem umas boas salpicadas de água e lama em nossas roupas. 

Mantenha a corrente limpa - A corrente da bicicleta acumula resíduos do solo a todo momento, sendo que este problema se intensifica durante o período de chuvas. Com o movimento normal da corrente, estas partículas aumentam o desgaste não só da corrente, mas também das coroas e do cassete. Por esta razão, na temporada de chuvas é importante manter a corrente limpa e bem lubrificada a todo momento, evitando também a oxidação da mesma. Sempre que possível, após a pedalada, passe um pano seco ou papel toalha na corrente, retirando o excesso de resíduos e água. 

Fique visível - Manter-se visível por meio de iluminação de segurança e roupas coloridas é uma recomendação para todas as ocasiões, não somente durante a temporada de chuvas. Entretanto, em condições de chuva a visibilidade e o tempo de frenagem dos outros veículos na pista se reduz drasticamente. Por esta razão, um bom kit de iluminação, a frente e atrás da bicicleta melhora consideravelmente a visibilidade a uma maior distância. 

Óculos de proteção - Recomenda-se utilização de óculos de proteção para evitar que gotas de água ou partículas entrem nos olhos do ciclista e afetem sua visão. Devido à redução da visibilidade em dias nublados, o ideal é que as lentes sejam incolores ou amarelas. 

Levando estas dicas em consideração, o ciclista poderá desfrutar de sua pedalada em períodos de chuva com segurança e algum conforto. Lembre-se de aumentar suas precauções e pedalar de maneira responsável a todo momento. em caso de chuva muito forte, não se arrisque. Espere que a mesma baixe de intensidade ou que pare. E evite a todo custo zonas de inundação. 

Fonte: MTB Brasília

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

Bicicleta segura: 7 dicas para evitar qu...

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Dicas para trilha de MTB: 7 regras de etiqueta para uma boa experiência

Dicas para trilha de MTB: 7 regras de et...

À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como treinar para ultramaratonas de mountain bike

Como treinar para ultramaratonas de moun...

O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como criar uma rotina ao andar de bicicleta: dicas e cuidados

Como criar uma rotina ao andar de bicicl...

Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 4º CICLO AVENTURA FURNAS - 06/03/2022

Bikers Rio Pardo | 4º CICLO AVENTURA FURNAS