Quem pratica ciclismo ou qualquer outra atividade esportiva sabe que muitas vezes, mesmo depois de lavadas, nossas roupas ficam com odor de suor. Em alguns casos elas ficam limpas e até cheirando amaciante, mas bastam 5 minutos em cima da bike para o odor reaparecer.
Quem pratica ciclismo ou qualquer outra atividade esportiva sabe que muitas vezes, mesmo depois de lavadas, nossas roupas ficam com odor de suor. Em alguns casos elas ficam limpas e até cheirando amaciante, mas bastam 5 minutos em cima da bike para o odor reaparecer.
As roupas esportivas, por serem confeccionadas em tecido sintético, possuem uma trama muito densa de fibras. Elas são desenvolvidas assim para que a peça de vestuário possa ser resistente, leve e elástica. Isto entretanto, traz uma grande desvantagem: torna-se o habitat ideal de milhões bactérias, criadoras do mau cheiro. A boa notícia é podemos tomar algumas medidas simples para evitar os odores desagradáveis em nossas roupas, luvas, capacetes e outros acessórios. E mais, podemos literalmente aniquilar as bactérias causadoras do odor com um produto caseiro barato e eficaz: o vinagre.
Antes de mais nada, alguns conselhos básico para evitar que suas roupas de ciclismo criem vida própria e te ataquem quando você menos esperar:
O óbvio - Não deixe suas roupas recém-usadas emboladas durante a noite e sem lavá-las, diz o gerente de marca de roupas esportivas italiana Castelli, Steve Smith. Em vez disso, lave-a logo após a pedalada, e pendure-a em um varal para secar naturalmente, pois os tecidos sintéticos secam melhor ao natural do que em secadores, diz Smith.
Evite o amaciante - Embora os amaciantes possam deixar suas roupas cheirosas por um momento, trata-se de uma medida paliativa, pois o amaciante não elimina as bactérias, só disfarça o cheiro. além disso, os amaciantes prejudicam a respirabilidade de tecidos de alta performance, de acordo com o gerente da Castelli.
Lysoform - O desinfetante a base de formol possui um alto poder germicida e bactericida, que limpa, desinfeta e desodoriza. Por outro lado é bastante tóxico e relativamente caro. Utilize-o na primeira lavagem de suas roupas, deixe agir por meia hora e repita o ciclo de lavagem. Também pode ser utilizado em capacetes, luvas e sapatilhas.
Combatendo o mau cheiro com um produto fedorento
Vinagre: Para higienizar nossas roupas e acessórios, podemos utilizar o vinagre, que leva vantagem sobre outros produtos industrializados por ser barato e eficaz. Além de todos os benefícios, o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua com mais facilidade e economiza água.
O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: possui alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores. Além disso, ele é eficiente na remoção de manchas e no cheiro de mofo.
Roupas e luvas - Antes de lavar a roupa de ciclismo, deixe de molho em água com vinagre. Encha um balde ou tanque com água suficiente para cobrir as roupas, acrescente para cada 5 litros de água 1/2 copo de vinagre de álcool branco. Coloque as roupas de molho nesta mistura por no mínimo 30 minutos e depois, lave normalmente com água e sabão na maquina ou na mão.
Atenção!!! Sempre lave suas luvas separadamente das roupas.
Manchas - As roupas mancharam? Basta misturar, em um borrifador, a mesma quantidade de água e vinagre. Espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Espere a máquina encher e adicione à água uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.
Capacete - Uma maneira muito eficaz de acabar com odores no capacete é lavá-lo em uma mistura de água, sabão neutro e vinagre. Utilize meio copo de vinagre branco para um balde de água. Deixe o capacete de molho dentro do balde (utilize algum peso em cima do capacete, ou ele irá flutuar. Deixe de molho por meia hora, enxague vigorosamente e deixe secar a sombra.
Caramanhola - As garrafas de água, comumente conhecidas como caramanholas ou squeezes, podem ser higienizadas de forma eficaz com o vinagre. Lave sua garrafa normalmente com detergente neutro. Após enxaguar bem, preencha a caramanhola com 1/4 de sua capacidade com vinagre branco e o restante com água. Deixe assim por uma noite.
No dia seguinte, enxague muito bem a garrafa. ao secar completamente, a garrafa estará pronta para uso, higienizada e sem odor algum!
Sapatilhas e tênis - Mergulhe sua sapatilha ou tênis em uma solução de vinagre (2 xícaras de vinagre em 8 litros de água) por uma hora. Coloque algo pesado sobre os tênis para certificar-se de que eles fiquem submersos. Após o procedimento, lave normalmente e deixe secar completamente.
Uma maneira eficiente para prevenir o chulé é passar um pano embebido em vinagre no exterior e interior da sapatilha após sua utilização. Deixe secar bem e guarde-a em lugar arejado.
Fonte: Mountain Bike Brasília
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança