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Para uma vida mais saudável

  • 09/08/2014

Inclua alguns hábitos (e exclua outros) na sua rotina para ganhar qualidade de vida <br /> Excesso de peso, sedentarismo, estresse, alimentação desequilibrada, colesterol alto, dores nos ombros e pescoço, ansiedade. Esses são só alguns dos principais problemas de saúde enfrentados pelos executivos brasileiros, segundo aponta uma pesquisa realizada pela operadora de saúde Omint.


Inclua alguns hábitos (e exclua outros) na sua rotina para ganhar qualidade de vida 

Excesso de peso, sedentarismo, estresse, alimentação desequilibrada, colesterol alto, dores nos ombros e pescoço, ansiedade. Esses são só alguns dos principais problemas de saúde enfrentados pelos executivos brasileiros, segundo aponta uma pesquisa realizada pela operadora de saúde Omint. Mas não são apenas os profissionais de altos cargos que deixam a saúde de lado, certo? Seja lá qual for a sua posição, algumas dicas simples, mas fundamentais, ajudam a mudar os hábitos e alcançar uma vida mais saudável. As orientações são do clínico e cardiologista Dr. Antonio Carlos Till, do Vita Check-Up Center: 

1. Mantenha uma alimentação saudável, balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, fibras e carnes brancas, com ingestão de carboidratos em quantidade moderada. Esse hábito auxilia na conservação do peso normal, facilitando um bom sono e evitando doenças como diabetes, infarto e hipertensão arterial. 

2. Faça atividade física e não se esqueça dos alongamentos. O objetivo não é se tornar um atleta, mas manter uma atividade física aeróbica regular, o que contribui para o controle do peso, fortalecimento muscular e redução da gordura corporal, além de prevenir doenças cardiovasculares e o diabetes, aumentar a disposição física e colaborar para o controle do estresse emocional. 

3. Não fume. Isso previne diversos tipos de câncer, de doenças cardiovasculares e até mesmo a disfunção erétil. 

4. Modere o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool não é um bom companheiro, já que pode influenciar negativamente a qualidade do sono, alterando o comportamento emocional e diminuindo a capacidade física. Quando em excesso, as bebidas alcoólicas levam à lesão hepática e ao déficit significativo do desempenho intelectual. 

5. Durma bem. O sono influencia o desempenho intelectual e a capacidade de memória, e é fundamental para repor as energias. Trate esse item com atenção, procurando reservar sempre um bom intervalo de sono com qualidade. Dessa forma, antes de dormir, evite fazer refeições volumosas, consumir álcool em excesso, trabalhar (principalmente no computador), ver TV, discutir temas que fomentem ansiedade ou preocupação e se exercitar fisicamente. Criar um ambiente adequado a uma boa noite de sono, com baixa luminosidade, temperatura ideal e pouco ruído também é boa opção para dormir com qualidade. 

6. Cuide de sua aparência. Procure manter uma boa postura corporal, o peso controlado e proteja sua pele. Não se exponha ao sol em excesso e faça exercícios. 

7. Mantenha suas vacinas em dia. Adultos também se vacinam. Muita gente desconhece a importância da prevenção contra tétano, as hepatites e outras doenças evitáveis. 

8. Administre o estresse. Ele é inevitável em nossas vidas, mas pode ser gerenciado, o que minimiza seu impacto. Periodicamente, tenha um momento de lazer com os amigos e curta a família, reservando tempo para seus filhos e sua esposa. Namore, passeie, viaje. 

9. Desenvolva outros interesses. Matricule-se em um curso de fotografia, em um clube de vinhos. Estude algo que sempre teve curiosidade. Enfim, coloque sua cabeça e seus sentidos em áreas diferentes do trabalho. Leia sobre assuntos diversos dos profissionais. Um bom romance ou uma boa história fazem bem à mente, ajudam na qualidade do sono e podem funcionar com ferramenta contra o estresse emocional. 

10. Faça check-up de saúde com regularidade. Conhecer o corpo ajuda na prevenção de doenças e permite tomar atitudes que prolonguem e melhorem a qualidade de vida. 

Fonte: http://suacorrida.com.br/saude

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