Arrume as malas <br /> Quando o assunto é arrumar as malas para uma viagem sempre surge o dilema: O que levar? No cicloturismo não é diferente. Cicloturismo, a grosso modo, é viajar de bicicleta. Logo temos que evitar excesso de bagagem pois nossas pernas pagarão o preço do sobrepeso.
Arrume as malas
Quando o assunto é arrumar as malas para uma viagem sempre surge o dilema: O que levar? No cicloturismo não é diferente. Cicloturismo, a grosso modo, é viajar de bicicleta. Logo temos que evitar excesso de bagagem pois nossas pernas pagarão o preço do sobrepeso. O peso da bagagem não deverá ultrapassar 20% do conjunto bicicleta-ciclista. As mochilas dos alforjes devem conter vários subítens de seis grandes grupos que são: alimentos periféricos, manutenção da bicicleta, medicamentos, higiene pessoal, vestuário e diversos. Duração da viagem, regiões visitadas, objetivo, modalidade de hospedagem-alimentação ( acampamento, pousada, restaurante, preparo próprio etc. ) e perfil do indivíduo são pré requisitos que devem ser considerados na escolha do que vai ou não. Ê oportuno ressaltar que esta lista de bagagens de cicloturismo é muito pessoal portanto deve ser adaptada às predileções de cada cicloturista, lembrando que alguns sub-ítens são indispensáveis.
1- Alimentos periféricos indispensáveis.
- Frutas secas e/ ou desidratadas ( banana, uva passa, castanha do pará, figo etc ); - Malto dextrina; - Barra de cereais; - Drágea descontaminante de água; - Dois litros de água, no mínimo; - Sachês com sal e açúcar.
2 - Manutenção da bicicleta.
- Quatro câmaras de ar; - Remendo a frio para câmaras de ar; - Um par de patim de freio; - Cabos de aço ( freio e câmbio ); - Óleo mineral ou teflon; - Bomba de ar; - Elos e extrator de pino de corrente; - Um pneu; - Chaves somente no tamanho dos apertos da bicicleta (allen, boca, fenda, philips, raio, espátula para pneu).
3 - Medicamentos
- Levar somente os medicamentos para as enfermidades que você tiver predisposição a desenvolver ou a região visitada oferecer patologias que necessitem de medicamentos específicos - vacinas, soros etc. - Estojo de primeiros socorros (gaze, iodo, soro fisiológico, atadura, pinça, esparadrapo, luvas cirúrgicas etc). - Anti-inflamatório; - Anti-diarréico; - Re-hidratação oral ( soro fisiológico ); - Analgésico; - Relaxante muscular; - Anti-alérgico; - Anti-térmico; - Anti-hipertensivo; - Pomada anti-assadura ou vazelina; - Repelente de insetos ( uso interno: cápsula de alho e/ou complexo b; uso externo: creme ou líquido ).
4 - Higiene pessoal.
- Sabonete e shampoo; - Hidratante; - Desodorante; - Protetor solar e labial; - Talco; - Escova, creme e fio dental; - Cortadores de unha e instrumentos de barbear.
5 - Diversos.
- Barraca e colchão inflável; - Máquina de fotografar; - Lanterna e pilhas; - Óculos de dormir e protetor auricular; - Saco plástico; - Um documento pessoal; - Guias de viagem( estradas, praias, cidades etc ); - Frequencímetro e GPS; - Caneta e bloco de anotações; - Celular - Endereço e telefone de emergência ( pais e/ou familiares ); - Fogareiro, isqueiro e botijÄo de gás pequeno.
É válido lembrar que a bicicleta deverá atender todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, tais como: espelho retrovisor, campaínha, luz branca na dianteira e vermelha na traseira e olhos de gato nos pedais.
Fonte: Site Trip Adventure
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança