Tranquilidade, leveza e bem-estar. Somente quem é adepto da bicicleta conhece a verdadeira essência desses sentimentos, porém, o que muitas pessoas ainda não conhecem é a importância da manutenção das bicicletas.
Isso porque hoje em dia é comum que os fabricantes ofereçam produtos de altíssima qualidade, que levam os futuros problemas a quase 0, mas assim como outros veículos, a bicicleta também precisa de reparos periódicos.
Pensando nisso, nós da Dias Bike selecionamos uma lista completa com 5 dicas essenciais sobre manutenção de bicicletas e, assim, garantir que você tenha experiências ainda mais libertadoras sobre os pedais.
Manutenção de bicicleta: 5 dicas para garantir na sua bike
Antes de conhecer as 10 dicas essenciais, imagine o seguinte cenário: você acaba de sair de um dia intenso no trabalho, passa por um trânsito turbulento e, por fim, chega em casa. Em seguida, pega a sua bicicleta para espairecer a mente e logo na primeira pedalada um equipamento se quebra.
Só de pensar nessa situação já dá uma certa aflição, não é mesmo? Por isso é tão importante realizar a manutenção das principais partes da bike com frequência, para não só evitar esse tipo de problema, como para garantir a sua proteção e segurança enquanto está se aventurando ao ar livre.
Mas, fique tranquilo, pois com essas dicas essenciais de como fazer a revisão de bike você terá muito mais autonomia para vivenciar seus melhores momentos com a bicicleta. Vamos lá!
1 – Ajustes no guidão da bicicleta
O ajuste do guidão é uma forma de manter a bicicleta na altura ideal para o seu tipo de necessidade, tendo em vista que essa ação influencia diretamente nas suas experiências. Caso você faça o ajuste e ainda não fique adequado, será necessário fazer a troca.
Se você não sabe como trocar guidão de bicicleta, vale a pena conferir no manual do fabricante para que você faça a troca corretamente, ou, se preferir, leve a uma oficina de sua confiança.
2 – Lubrificação da corrente
As correntes são peças fundamentais para o funcionamento adequado da bicicleta, tendo em vista que são elas que levam a energia que você leva aos pedais até as rodas. Por isso, precisam estar sempre em dia.
A limpeza e lubrificação das correntes da bicicleta deve ser feita de forma periódica para prevenir a oxidação e o desgaste dos outros itens que estão interligados a elas, principalmente se você pedala constantemente em estradas de barro e lama.
3 – Calibragem dos pneus
No caso dos pneus, esses necessitam de uma atenção ainda maior, tendo em vista que é o principal elo entre a bike e o solo, ou seja, são os pneus que entram em contato com pedregulhos e outros objetos da estrada.
Assim, sempre que você perceber que os pneus estão murchos, calibre-os corretamente para evitar que eles furem caso passem por cima de algum objeto cortante.
4 – Regulagem dos freios
No caso dos freios a disco, é importante conferir se os cabos e conduítes estejam bem preservados, além de checar o desgaste das pastilhas, tendo em vista que elas sofrem muito impacto e, assim, prejudicam o disco.
Já os freios hidráulicos precisam ter certo cuidado nas condições das pastilhas, pois nesse caso as pinças movimentam as pastilhas em direção ao disco, que mesmo tendo mais vantagem no caso do desgaste, ainda podem sofrer desgaste.
5 – Ajustes do quadro e garfo
Sendo a maior parte da bicicleta, o quadro é o item no qual as rodas são encaixadas, por isso, o seu tamanho e condições de qualidade são muito importantes para garantir melhores experiências.
Geralmente essas peças não são prejudicadas devido ao uso, comparada aos outros equipamentos da bike, mas tenha em mente que é necessário que o quadro seja fabricado com materiais resistentes e de alta durabilidade.
Já o garfo, também denominado como suspensão dianteira, garante o suporte para o encaixe da roda de trás. Nesse caso, ao fazer a manutenção da bicicleta, atente-se se ele está bem posicionado para garantir a direção da bicicleta.
Qual a melhor maneira de lavar a bicicleta?
Assim como a manutenção de bicicleta é fundamental para garantir sua qualidade e durabilidade, a higienização também conta muito para que sua bike esteja sempre pronta para uso.
Se você deseja aprender a lavar a bicicleta da forma correta na sua própria casa, confira as nossas dicas.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, compartilhe aqui embaixo. Além disso, envie este post para seus amigos que também precisam de algumas dicas de como fazer a manutenção de bicicletas. Até o próximo post!
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança