Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Mountain bike para iniciantes: 9 dicas que todo mundo precisa conhecer

  • 15/09/2020

O Mountain Bike para iniciantes pode (pelo menos no começo) fazer pouco sentido. Afinal você está ali pedalando sobre rochas, riachos e diversos tipos de terrenos sem saber muito bem o que vai acontecer. Não que não seja divertido, mas digamos que no início é emocionante e um pouco aterrorizante ao mesmo tempo.


Entretanto, conforme você vai pegando prática, tudo vai ficando incrivelmente bom. E para acelerar esse processo, existem alguns truques que todo mundo gostaria de ter recebido lá no início. Assim, aqui estão 9 dicas de Mountain Bike para iniciantes que todo mundo (independente da experiência) precisa conhecer!

DICAS DE MOUNTAIN BIKE PARA INICIANTES


1) Fique solto

O trabalho da sua bicicleta é rolar sobre terrenos técnicos. Seu trabalho é deixar sua bicicleta fazer o trabalho dela. Isso significa manter seu corpo solto, para que ela possa se mover embaixo de você. 

Procure ficar fora do selim ao passar por cima de obstáculos como raízes e pedras. Quanto mais técnico o terreno, mais espaço sua bicicleta precisa para se mover. Ao encarar uma descida, pense: “braços de flexão” e “pernas de cowboy”, e abra os cotovelos e joelhos para que seu corpo deixe a bicicleta fluir em vez de lutar contra ela.

2) Mantenha o ímpeto

Vai parecer contra-intuitivo, mas segurar a velocidade – e até mesmo acelerar – quando o terreno se torna desafiador torna mais fácil encarar as partes difíceis da trilha porque sua bicicleta tem o que mais precisa para seguir em frente: impulso. O ímpeto é seu melhor amiga, mantenha-o sempre que puder. E essa é uma dica não só do Mountain Bike para iniciantes mas para todos os ciclistas.

3) Jogue com seu peso

Você vai encontrar alguns terrenos extremos, incluindo subidas e descidas acentuadas. Ao encarar uma subida difícil, desloque seu peso para a frente e incline-se para frente para manter o centro de gravidade sobre a roda traseira para manter a tração.

Quando a trilha se inclinar para baixo, vá na direção oposta, deslocando seu peso para trás do selim e sobre a roda traseira para evitar capotar.

4) Vá devagar com os freios

Em algum momento, você será tentado a agarrar os dois freios e acioná-los com toda a força que você tem. Resista a essa tentação! Os freios de mountain bike são potentes o suficiente para que você precise de apenas um (talvez dois) dedo(s) para modular sua velocidade.

Ajuste sua velocidade antes de entrar em trechos complicados, e mantenha-se constante. Se você entrar em uma curva muito difícil, fique fora do freio dianteiro (esquerdo). Parar o pneu dianteiro fará com que ele escorregue, o que provavelmente o jogará no chão. Ao invés disso, acione a parte traseira (direita): você pode derrapar, mas é mais provável que fique em pé.

5) Use as marchas

Os perfis das trilhas de mountain bike tendem a prever uma alternância de terreno. Ou seja, é uma frequência de sobe e desce. Antecipe mudanças no terreno mudando a marcha antes do necessário. Isso o ajudará a manter seu ímpeto, que como você já sabe, é seu melhor amigo.

6) Regule sua suspensão

A maioria das mountain bikes de hoje tem pelo menos um garfo de suspensão dianteira, e a maioria tem um amortecedor na traseira também. Essas são invenções mágicas que fazem grandes saliências quase desaparecerem quando você passa por cima delas. Mas eles só funcionam se você os definir para suas posições ativas.

Você pode levar um pouco de tempo aprendendo as nuances mais sutis para definir sua curvatura e rebote. Mas pare um pouco para saber como travar e / ou abrir sua suspensão, para não rolar acidentalmente em uma trilha técnica maluca com uma bicicleta totalmente rígida (isso acontece!).

7) Olhe para onde você quer ir

Olhar diretamente para a pedra que você não quer bater quase garante que você vai bater direto nela. É chamado de “fixação de alvo”; sua bicicleta vai para onde seus olhos a direcionam. Em vez disso, olhe além dos obstáculos para onde você realmente deseja ir. 

Mantenha o queixo nivelado com o solo, os olhos para a frente e tente olhar o mais longe possível na trilha, usando a visão periférica para evitar e contornar os obstáculos imediatamente à sua frente. 

8) Aprenda alguns reparos básicos

É legal saber fazer alguns reparos básicos para conseguir se virar no meio da trilha caso algum imprevisto aconteça. Além de saber lidar com câmaras, outras boas habilidades incluem consertar uma corrente quebrada e outros reparos de emergência.

9) Leve mais do que o cartão de crédito

Muitas trilhas são afastadas e podem não contar com muita estrutura por perto. Assim, leve sempre mais comida e água do que você acha que é necessário.  E sempre carregue as ferramentas essenciais para reparos básico. Você ficará mais relaxado e se divertirá mais com a tranquilidade de saber que tem tudo o que precisa.

Fonte da matéria

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | 7 boas razões para comprar uma bicicleta em tempos de pandemia

7 boas razões para comprar uma bicicleta...

Em meio a tantos dados sobre o coronavírus é bem provável que você já tenha se deparado co... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Plano RedBull de 8 semanas para fazer 50 quilômetros de pedal

Plano RedBull de 8 semanas para fazer 50...

Se você é ciclista iniciante, talvez só a ideia de pedalar 50 quilômetros já soa assustado... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 4 dicas para deixar a bike silenciosa e rodar melhor

4 dicas para deixar a bike silenciosa e...

Uma bike silenciosa é sinônimo de mais precisão na pilotagem e melhor desempenho nas trilh... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como pedalar contra o vento: 7 dicas para enfrentar a ventania

Como pedalar contra o vento: 7 dicas par...

Se você já perguntou, ou mesmo pesquisou, sobre como pedalar contra o vento, já deve saber... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 3º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP - 13/12/2020

Bikers Rio Pardo | 3º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP