Se você já perguntou, ou mesmo pesquisou, sobre como pedalar contra o vento, já deve saber que andar em grupo é uma das formas mais eficazes de enfrentar uma ventania.
Afinal estima-se que andar de bicicleta em grupo pode economizar de 20% a 30% do esforço necessário para pedalar exposto às intempéries da natureza. E quanto maior for o grupo, maior é vantagem.
Apesar de tal benefício, muitos ciclistas ainda preferem fazer seus passeios sozinhos. Se não todo tempo, pelo menos em grande parte dele. Por isso, reunimos algumas dicas de como pedalar contra o vento quando você não pode contar com o apoio de um grupo. Confira as dicas e compartilhe conosco, nos comentários, qual a sua estratégia de pedal para os dias de muito vento.
7 dicas de como pedalar contra o vento:
1) Aceite o cenário
Provavelmente, o ajuste mais importante que você pode fazer é na forma de encarar os ventos contrários. Pense neles da mesma maneira que você pensa em subir montanhas – o que significa que os ventos devem ser abraçados, apreciados e conquistados.
2) Pedale em uma marcha mais baixa que o normal
O vento é inconsistente. Portanto, atenue sua potência rapidamente e facilmente, optando por uma marcha mais baixa. Pedalar mais rápido produz mais potência – que a corrente de transmissão converte em maior torque de saída. Mais torque permite que você responda mais rapidamente quando o vento aumenta de repente a velocidade.
3) Continue pedalando em descidas
Em um dia sem vento, você pode se permitir um tempo de recuperação nas descidas. Mas em um dia de vento forte, a, sua bicicleta pode literalmente ser desviada do curso. Você não precisará de muita energia para manter sua linha, mas precisará de um pouco se o vento estiver tempestuoso.
4) Dê preferência para roupas ajustadas
Não é a toa que ciclistas profissionais costumam usar roupas justas e capacetes de baixo perfil. O desempenho aerodinâmico se torna exagerado em um vento forte. Basta analisar que o simples ato de fechar a jaqueta, impedindo que ela se agite, evita que você desperdice uma quantidade surpreendente de energia.
5) Abaixe-se para enfrentar o vento
Outro ganho aerodinâmico está relacionado à sua postura na bicicleta ao pedalar contra o vento. Manter-se com uma postura baixa, segurando o guidão com os braços em um ângulo de 90 graus e o tronco paralelo ao guidão, pode fazer você economizar até 13% de energia.
Pode ser desconfortável no início, especialmente se você não estiver acostumado. Mas se você quiser enfrentar o vento sobre sua bike, mantenha-se firme e siga nessa postura até concluir o caminho ou a ventania diminuir.
6) Planeje ao máximo seu treino
Sempre que possível, tente não deixar a parte mais difícil do seu trajeto para o fim. Inicie sua pedalada indo contra o vento, que é quando você tem energia de sobra. Dessa forma, se o vento não mudar de direção na metade do passeio, você pode aproveitar o vento de cauda na volta para empurrá-lo até em casa.
7) Opte pelo rolo de treinamento
Por mais estratégias que você tenha para pedalar contra o vento, haverá dias em que simplesmente não haverá condições de sair de casa. Lembre-se que, dependendo da intensidade, ventanias podem ser muito perigosas. Nesse sentido, não hesite em pedalar em casa, optando por um rolo de treinamento. Além disso, também pode ser uma boa oportunidade para se recuperar e dar tudo de si quando o vento der uma trégua.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança