Um bike fit certo é a melhor forma de encontrar a sua posição de pedalada ideal. Mas um pouco de consciência corporal, um espelho e a ajuda de um amigo ajudam bastante a checar se sua postura na bike está boa.
Faça essa checagem se você sente mais dor do que benefícios ao pedalar. Portanto se você já abordou esses conceitos básicos e ainda não está confortável, consulte outro bike-fitter. Ele pode ajudá-lo a experimentar novos guidões, selins e talvez até uma bicicleta que funcione melhor para você e deixe o bike fit certo para suas especificidades anatômicas.
Onde está o meu olhar?
Esta pergunta geralmente é mais fácil de responder – e consertar. Ao pedalar, mantenha o seu olhar cerca de dois metros na frente da sua roda dianteira, em linha reta.
Isso não só irá direcionar você automaticamente na direção certa, como vai ajudá-lo a evitar passar por cima de buracos e vidro quebrado. Além disso, manterá seu pescoço em uma posição neutra – o que é melhor para o ciclismo.
Julie Bates, instrutora da Body Geometry Fit/Specialized, diz que ter o guidão na posição certa (que depende em grande parte do comprimento da mesa) ajuda a manter seu pescoço sem dor.
Ela acrescenta que mudar as mãos para diferentes posições possíveis no guidão também pode ajudar a evitar a tensão no pescoço. Por último, ao apoiar as mãos no guidão, mantenha seus cotovelos baixos mas sem travá-los, dessa maneira você alivia os solavancos na estrada.
Como está minha coluna?
Sua coluna deve sempre estar em uma posição neutra na bicicleta. O que isso significa exatamente? Como Julie diz, você tem que deixar sua coluna da mesma forma, tanto na bicicleta quanto fora dela, mantendo sua curva natural em forma de “S”.
Tente abster-se de pedalar com a coluna arqueada ou arredondada por longos períodos de tempo. Em um treino rápido você pode se sentir bem mais alongado, mas mantenha tudo mais neutro para a maioria de seus pedais.
Qual é o meu ângulo do quadril?
“O ângulo de quadril ideal é quando um ciclista está pedalando dentro da amplitude de movimento de seu corpo. Esse é o bike fit certo, mais confortável, mais poderoso e eficiente e menos propenso a lesões”, diz Julie.
A maioria dos ciclistas iniciantes pedalam com um ângulo de quadril de cerca de 110 graus, completa Julie. Qualquer coisa inferior a 100 graus indicaria flexibilidade limitada do quadril.
Pedalar em uma posição muito vertical, ou seja, quando o ângulo feito pelos quadris e seu torso é mais de 110, pode causar problemas na lombar. Além disso, pode causar ainda dor nas partes de contato com o selim e pressão nas mãos.
Uma posição mais aero do que o seu corpo aguenta (lembre-se, não somos todos profissionais com nossa equipe inteira dedicada a nos manter na nossa melhor forma) pode causar dor nos ombros, pescoço, mãos, coluna, joelhos e pélvis.
Estou com a pegada certa no guidão?
A menos que você esteja descendo uma curva técnica no drop, certifique-se de manter uma pegada firme porém leve no guidão.
“Agarrar o guidão com muita força cria mais tensão nos músculos, fazendo com que eles fadiguem rapidamente. Além disso, não é divertido!”, diz Julie. Essa mesma tensão pode atrapalhar o resto do seu corpo e criar fadiga mais cedo do que o esperado no seu treino.
Estou rebolando?
Uma indicação-chave se seu selim está na altura certa é o quanto seus quadris se movimentam enquanto pedala. Se seu selim estiver muito alto, você terá manterá os pés nos pedais e seu quadril irá subir e descer.
De acordo com Julie isso pode causar dor na coluna lombar, torácica, cervical, joelhos e pés. Você pode até mesmo se ferir em contato com o selim. Peça a um amigo para ver seus quadris por trás: o movimento deve ser mínimo.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança