Começar a pedalar pelas trilhas é bem mais simples do que parece. Siga estas recomendações
Praticamente todos nós nos lembramos da primeira vez que pedalamos de mountain bike. Se você não se lembra, é provável que este momento ainda não tenha acontecido na sua vida. Mas nunca é tarde.
Pegar trilhas, cruzar rios, pedalar sobre pedras, troncos, raízes, é muito divertido, mas também pode ser aterrorizante às vezes. Por isso separamos a seguir algumas dicas que vão facilitar a sua vida, seja você um ciclista que já pedala de mountain bike, mas que ainda tem medo, seja você alguém que está querendo começar nessa modalidade apaixonante.
Solte-se
Ao invés de lutar com sua bike nos trechos técnicos, simplesmente deixe ela rolar. Isso significa deixar o corpo solto em cima da bike, quase em completa inércia. Flexione os braços, saia do selim e deixe as pernas funcionarem como amortecedores. Você vai vencer obstáculos com muito mais facilidade dessa forma.
Mantenha o ímpeto
Manter a velocidade ou até acelerar quando você estiver passando por trechos difíceis é melhor do que tentar frear. Isso porque a bike precisa de impulso para continuar avançando.
Mude o dentro de gravidade
Mountain bike é quase sinônimo de “inclinação íngreme”. E você tem que saber lidar com isso para o pedal ficar mais leve. Ao subir, incline o corpo para frente, mas mantenha o centro de gravidade sobre a roda traseira para manter a tração. Quando a trilha descer, faça o contrário. Desloque seu corpo para trás do selim, sobre a roda traseira.
É mountain bike: freie com cautela
Você pode querer frear com força, mas resista a essa tentação. Freios de mountain bike geralmente são bons o suficiente para serem acionados com apenas um ou (no máximo) dois dedos. Se for entrar em um curva muito fechada, jamais recorra ao freio dianteiro. Isso o levará ao chão. Use o traseiro, que no máximo vai fazer você dar uma derrapada, mas ainda assim se manterá em cima da bike.
Aprenda a usar o câmbio
Treine até ficar algo natural saber o que cada botão dos passadores de marchas vão fazer com o pedal, deixando-o mais leve ou mais pesado. Uma das regras para se dar bem no mountain bike é manter o ritmo, antecipando as mudanças de terreno com as trocas certas de marcha.
Não se esqueça da suspensão
Suspensões – no garfo dianteiro ou no quadro (traseira) – são invenções que transformaram o mountain bike para melhor; e que a cada ano ficam mais tecnológicas. Mas você deve travá-las nas subidas e nas retas para não perder velocidade, e soltá-las nas descidas. Com o tempo, você também vai perceber que a força do rebote da suspensão é importante.
Olhe para onde você vai
É quase uma regra: sua bicicleta vai sempre para onde seus olhos estão mirando. Endireite a cabeça e tente olhar o mais longe possível, usando sua visão periférica para ficar atento ao obstáculos imediatamente à frente. Um capacete específico para mountain bike também é importante.
Aprenda o básico, mas carregue mais que o necessário
Saber como consertar uma corrente ou trocar um pneu é fundamental para você sair da trilha pedalando se algo der errado. O Youtube ou a loja de bikes mais perto da sua casa poderão ajudá-lo com isso. Ao encarar uma trilha nova, leve comida e água extra, além de ferramentas, câmera sobressalente e bomba de encher pneu. Você vai se sentir mais relaxado dessa forma, e sempre pronto para se divertir mais.
Por: Bicycling
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança