Encontrar a altura correta do selim é sem dúvida um dos ajustes essenciais em uma bicicleta.
Afinal uma configuração incorreta pode acarretar não apenas em queda de desempenho como pode até mesmo ocasionar alguma lesão.
Nesse sentido, a revista MTB Pro publicou algumas dicas simples para descobrir a altura correta do selim. É claro que a técnica não substitui um bike fit, mas pode ajudar no ajuste da bicicleta até que seja realizada a configuração por um profissional especializado.
Problemas causados pelo selim mal ajustado
Quando o selim está muito baixo o joelho acaba tendo um movimento muito limitado. Como consequência teremos uma sobrecarga de grupos musculares.
Agora, se o selim estiver muito alto, as pernas ficarão esticadas demais, o que pode causar oscilações do quadril a cada pedalada. E o resultado pode ser uma lesão bem grave.
O ideal, portanto, é que o selim não esteja nem muito alto nem muito baixo. Isso evita oscilações laterais do quadril e garante o ângulo correto de flexão e extensão dos joelhos.
Como fazer a medida do selim?
Essa é uma pergunta frequente e existem entendimentos diversos. A MTB Pro recomenda que a medida compreenda a distância entre o centro do suporte inferior da bicicleta (centro do eixo do pedal) e a superfície superior do selim. Em que ponto no topo do selim? Na zona intermediária.
Como saber a altura correta do selim?
O resultado do método que segue pode ser influenciado por fatores como o comprimento das pedivelas e espessura dos calçados. Ou seja, chegaremos a uma altura recomendada de selim.
– A primeira coisa que você deve fazer é tirar os calçados e ficar contra uma parede. Verifique se os calcanhares e as costas estão bem colocados contra a parede;
– Com a ajuda de outra pessoa, coloque um livro entre as pernas exercendo uma pressão mínima no períneo. Meça a distância entre a parte superior do livro e o chão;
– Multiplique a distância medida por 0,85 e você terá a altura recomendada do selim.
Depois de ajustar o selim conforme a altura recomendada, vale a pena deixar uma marca no canote. Assim, caso a posição se mova, bastará fazer o ajuste conforme o sinal.
Com informações: Bike Village
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança