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7 truques para se tornar num escalador de excelência

  • 30/05/2018

Algumas subidas são longas, traiçoeiras e graduais, outras curtas, duras e muito a enclinadas; há algumas em que as subidas e descidas são uma constante e outras em que o melhor é fazê-las com a bicicleta na mão. Para cada uma delas é preciso técnicas diferentes mas todas elas têm algo em comum… apesar de duras, podem ser superadas – basta treinar para isso!


01.  Não se massacre muscularmente, principalmente no início da subida que deve começar suave, o que te irá permitir movimentar as pernas com facilidade. À medida que for terminando a subida e se notar que o esforço realizado está a se assimilando, pode colocar uma rotação superior um pouco mais forte, mas sempre poupar energia para o fim ou para o que surgir, pode encontrar terreno com ressaltos mais duros ou mudanças de ritmo dos teus colegas.

02.  As tuas pernas estão trabalhando ao máximo, mas os braços devem ir descontraídos, sem gastar calorias extra, exceto em momentos pontuais em que tenha que se colocar de pé. Não se contraia, abra o peito para respirar bem e mantenha as costas alinhadas.

03.  Quando tiveres que pôr-te de pé, lembra-te que tens que puxar o guiador na tua direção com o
braço do mesmo lado da perna que esteja a baixar o pedal. Puxa para cima, não para os lados para que a bicicleta oscile lateralmente mas sem curvar.

04.  Nas subidas é muito mais o tempo sentado do que em pé. Coloque se em pé só quando for imprescindível, em situações pontuais para uma aceleração ou para ultrapassar uma mudança brusca de inclinação do terreno.

05.  Mentalmente pode ser duro pensar na subida como um todo, divide-a em pequenos percursos e vai colocando objetivos facilmente alcançáveis, como a curva seguinte, a zona de árvores que se vê um pouco mais acima, etc.

06.  Muitos praticantes pedalam com as pernas abertas mas a melhor forma de aproveitar a força dos quadricípetes é colocar os joelhos perto do quadro e que o movimento das pernas seja paralelo ao eixo vertical da bicicleta.

07.  O peso é muito importante nas subidas, mas não cometas o erro de gastar centenas de reais por menos 200 gramas de peso com um componente especial quando você próprio tem 8kg a mais do que deveria

Fonte: SportLife Portugal

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