Você adora pedalar (ou pelo menos adorava). Mas agora a sua bicicleta serve apenas para acumular pó na garagem. E embora você até pense em voltar a pedalar, o clima está muito quente, ou muito frio, ou as dores nas costas incomodam ou existe ainda uma outra desculpa para não retomar a rotina com a sua bike.
e a situação acima é exatamente a quem vem lhe incomodando, não se desespere. Até mesmo os ciclistas mais experientes costumam passar por períodos de menor atividade. Além disso, voltar para as trilhas é mais fácil do que você pensa: só é preciso das alguns passos na direção certa.
Atitudes que farão você voltar a pedalar
1) Analise o que aconteceu
Ao invés de focar apenas no fato de que você deveria estar pedalando e não está, analise primeiroo que o fez parar. O trabalho ficou mais intenso? Ou você começou um emprego novo? Acabou de ter um filho?
Seja qual for a razão da pausa, o primeiro passo é reconhecer o que aconteceu e em que estágio você se encontra.
2) Lembre-se do que você gostava no pedal
A negatividade não vai motivar você, mas a emoção sim. Assim, tire um minuto para lembrar as sensações boas que aquela voltinha de bike representa. Pergunte-se a si mesmo o que fez você curtir o pedal e o porquê de querer voltar para as trilhas.
3) Apenas encha os pneus
Dê um pouco de atenção para a sua bike. Tire a poeira. Encha os pneus. Não se preocupe em pedalar de imediato: apenas se envolva com a sua bicicleta. A ideia é quebrar o hábito de não fazer nada relacionado ao ciclismo. Pode parecer algo pequeno, mas esse processo irá tornar mais natural o ato de voltar a pedalar.
4) Encare a realidade
É da natureza humana querer continuar de onde se parou. Mas dependendo de quanto tempo se passou desde a última pedala, esse pensamento pode ser, além de não realista, autodestrutivo.
Por isso, comece de onde você está, defina uma meta de onde você quer chegar e crie desafios menores para chegar lá. Se você está a muito tempo parado, por exemplo, e quer voltar a pedalar pelos menos três vezes por semana, comece com um passeio semanal no primeiro mês e vá aumentando aos poucos.
5) Crie motivação
Haverá momentos em que você vai pensar em desistir. Por isso, combine suas pedaladas com outras coisas que você goste. Por exemplo, marque um passeio com um amigo que você não vê a tempo, ou planeje um pedal até um café que você quer muito conhecer.
6) Antecipe-se às dificuldades
Ao planejar seus passeios, remova todas as barreiras que puder prever. Se você planeja pedalar pela manhã, coloque todas as suas roupas de ciclismo ao lado da cama e já deixe a mesa do café pronta. Se você quiser andar de bike depois do trabalho, leve seu equipamento e procure encerrar o expediente e ir direto para o pedal.
7) Adicione um elemento novo
Muitos de nós temos (ou tivemos) nossos circuitos rotineiros de ciclismo. Acontece que isso pode ser monótono e desmotivador, uma vez que você já sabe exatamente o que está por vir. Procure descobrir novos lugares e rotas que tire você do piloto automático e resgate o entusiasmo de antigamente.
8) Acompanhe o seu progresso
Faça uma marca no calendário a cada dia que você pedalar. Assim, você cria um lembrete visualde que as coisas estão voltando ao ritmo de sempre!
* Traduzido e adaptado do post How to Get Motivated to Ride Again When You’ve Fallen Out of the Habit.
Por: Blog Bike Village
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança