Maioria dos problemas que acontecem resultam da falta de senso comum de quem está se exercitando. Caminhantes, corredores e ciclistas devem saber como comportar
As ciclovias vêm aumentando de tamanho, principalmente nas maiores cidades do país. E com a chegada das férias e do verão, a tendência é que elas fiquem cada vez mais cheias. É claro que ainda precisamos melhorar muito e cobrar dos que nos representam, mas, muitas vezes, os problemas e os acidentes que ali acontecem resultam da falta de senso comum de quem está se exercitando, e não da qualidade da ciclovia.
Para quem caminha
Se você pratica caminhada, vá para o canto direito da faixa da ciclovia, deixe o lado esquerdo livre para corredores e ciclistas. Se o espaço físico permitir, caminhe do lado de fora da ciclovia, no calçadão da praia, por exemplo. Talvez não seja uma boa ideia levar crianças em triciclos ou patinetes nos horários de pico. Às vezes, elas mudam de direção repentinamente e isso pode acabar machucando alguém.
Para quem corre
Se você é corredor, a regra da direita vale também. Corra o tempo todo no canto direito da faixa e, quando for ultrapassar alguém, olhe para trás para ver se não vem ninguém, passe pela esquerda e volte para o lado direito, permanecendo ali até a próxima ultrapassagem. Deixe sempre o lado esquerdo livre para quem vem mais rápido. Correr com os amigos é uma ótima opção de diversão, mas tenha o cuidado de nunca fechar a pista. Se vai fazer treino intervalado e prefere descansar parado, faça-o fora da ciclovia, se possível. E não vale ficar estressado porque alguém atrapalhou o seu ritmo de 3’30”/km, ali é um espaço comum, há horas em que não dá pra correr muito rápido. Para isso, você que deve escolher um horário mais vazio.
Para quem pedala
Se sua preferência é pela bicicleta, você que tem que tomar conta de todo mundo. O maior toma conta do menor. Se em um determinado momento não der para ultrapassar alguém a pé, você que deve reduzir e esperar para ultrapassar. Nada de ficar berrando “esquerda” ou tirar fino, você não tem a prioridade! E mais, se o seu negócio é treinamento de ciclismo e desempenho, você nem deveria estar ali. A ciclovia é um lugar para ciclistas comuns e não de competição. Além disso, tem que usar: luva, capacete e óculos. Importante lembrar: a maior parte dos acidentes mais sérios envolve bike.
Por: Eu Atleta
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança