O método Pilates traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente.
Utilizando mais de 450 exercícios que proporcionam ao praticante uma aula sempre diferenciada e dinâmica, é também uma atividade onde o impacto nas articulações é ausente.
Com cerca de 10 aulas, já é possível perceber mudanças. As cinco principais vantagens são:
1-) Fortalece a musculatura do corpo todo, principalmente a abdominal e a musculatura de sustentação da coluna, eliminando dores e alinhando a postura, muito comuns em longos pedais! ;
2-) Desenvolve a flexibilidade, a elasticidade muscular e a mobilidade articular;
3-) Estimula um melhor equilíbrio, coordenação e consciência corporal;
4-) Melhora a capacidade cardiorrespiratória e o desempenho sexual;
5-) Alivia problemas relacionados ao estresse, diminuindo a tensão e a fadiga.
Para praticar o pilates você deve ter no mínimo dez anos de idade, e não tem idade máxima. Os profissionais devidamente habilitados podem atender desde pessoas com limite de mobilidades e sedentários até atletas de alta performance.
O pilates pode se encaixar como programa de reabilitação, condicionamento físico, como também para em casos de doenças crônicas como: hérnia de disco, osteoporose, artrite e problemas de circulação.
Dentre as diversas situações em que o Pilates pode proporcionar melhorias, as mais frequentes são:
- Em idosos: recupera funções motoras perdidas, contribui na manutenção da pressão arterial, calcificação óssea, reestruturação postural, recuperação do controle das funções orgânicas e autonomia para o desenvolvimento das tarefas do dia a dia.
- Em gestantes: para facilitar o parto ou recuperar a forma física no pós-parto, fortalecer os abdominais e os músculos pélvicos, que ajudam no tratamento da incontinência urinário. Alterações na postura, (como cifose, escoliose e lordose), contribuindo para combater sua progressão e até melhorar as condições da mesma.
- Também pode ser associado a programas de condicionamento cardiorrespiratório de alta intensidade e programas de perda de peso.
Atualmente temos o “personal pilates”, um profissional capacitado para ir a sua residência, academia ou no seu trabalho para lhe atender com todo o conforto e comodidade.
Lembre-se: antes de praticar qualquer atividade física procure um médico para uma avaliação de seu estado geral e, sempre que possível, esteja acompanhado de um profissional de atividade física.
Por: Eu Vou de Bike
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança