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Como fazer curvas como um ciclista profissional?

  • 19/07/2017

Confira o guia que vai te ajudar a controlar melhor a bike.


Quando se trata de fluidez na trilha, conseguir fazer curvas corretamente pode fazer a diferença entre manter (ou até ganhar) velocidade sem esforço ou quebrar o ritmo e precisar retomar a velocidade. Existem muitos tipos de curvas e tantas outras maneiras de executá-las, mas se você aplicar algumas regras simples, elas podem realmente ajudá-lo a encontrar o seu ritmo mesmo nas curvas mais técnicas. 

 

1. Encontre uma velocidade confortável

Embora pareça que os ciclistas mais rápidos do mundo nunca tocam nos seus freios - de fato, é verdade em sua maioria - uma dos segredos para manter a velocidade e a fluidez na trilha é conseguir gerenciar a velocidade de entrada na curva para maximizar a velocidade de saída.
Use o freio antes da curva, diminuindo a velocidade para quanto você considera necessário para fazer a curva sem freiar dentro dela. Quanto menos você tiver que usar seus freios durante a trajetória, melhor - suas rodas ganham mais aderência quando estão rolando livremente e sua suspensão também é mais efetiva.

 

2. Escolha sua linha

Escolher uma boa linha com uma trajetória limpa e consistente garantem que você mantenha a velocidade ao longo da curva. Ignore o caminho de outras pessoas e lembre-se de que você nem sempre precisa seguir a forma óbvia de fazer a curva. Os pilotos da Copa do Mundo muitas vezes ignoram completamente as curvas com parede (curva formato parabólico) e fazem seu próprio caminho. 

Como regra geral, é melhor aproximar da curva de maneira mais aberta possível, fechar no meio da curva e sair abrindo novamente. É claro que, às vezes, os obstáculos da trilha e as curvas seguintes devem ser consideradas, então este não é sempre o caso - basta procurar uma linha boa e limpa para que você possa realizar um bom raio de curva e uma trajetória suave.


3. Olhe para onde você quer ir

Se você estiver olhando para a sua roda dianteira, você não poderá ler o terreno à frente. Seu corpo também segue naturalmente o seu olhar, então não deixe de olhar pra frente o máximo possível.

Você já notou como você segue o fluxo quando está seguindo seus amigos? Ter uma referência visual em movimento para olhar para a frente destaca a importância de prever o terreno em vez de ter que reagir no susto, quando muitas vezes, é muito tarde. 


4. Centralize a posição do corpo

Uma posição forte e central em cima da bike ajudará a lidar com todas as forças e garantir que seu peso esteja bem distribuído durante os movimentos. Tente manter a cabeça erguida, os cotovelos ligeiramente flexionados, os calcanhares e os pulsos mergulhados e as pernas flexíveis, mas prolongadas para uma posição forte, confiante e central na bicicleta.

Ter aderência nas curvas provém de uma boa configuração e ajuste da bicicleta, ainda mais da distribuição de peso. Seus pneus precisam de peso sobre eles para poder cavar e produzir aderência ("grip"), portanto, a distribuição do peso por igual entre as duas rodas é importante.

 

5. Use toda tração possível

Os cravos nos pneus, o desenho das bordas externas e a calibragem proporcionam a tração nas voltas, então se você precisa ficar atento a cada um desses detalhes se você realmente deseja fazer curvas como um piloto profissional. Se você olhar para as fotos de pilotos de downhill, você notará sua linguagem corporal acentuada - pedal externo para baixo, quadris sobre o pedal externo e torso superior apontando para onde eles querem ir. Isso está ajudando-os a controlar a tração e o funcionamento do desenho dos pneus para máxima tração.

Mas não se preocupe - para começar, apenas certifique-se de que seus pedais estejam nivelados paralelos ao chão quando você entrar numa curva (nunca o pedal interno para baixo, senão o risco é grande dele tocar no chão e desestabilizar você), além de manter sua postura forte e central. O resto virá naturalmente com o tempo e a prática.


6. Fique atento para o suporte natural na curva

Se você está pedalando por trilhas naturais e não existe curvas com parede, procure apoio natural perto do ponto médio e saída da curva. O caminho natural ou mesmo uma raiz da árvore coberta pela terra pode ajudá-lo a servir de apoio quando os pneus estiveram lutando pela aderência.

 

7. Faça a melhor configuração

Uma bicicleta bem equilibrada é o segredo do sucesso. A bike não pode afundar o curso da suspensão na curva e as calibragens dos pneus tem que estar razoavelmente iguais (os pilotos prós freqüentemente utilizam em torno de 24-28psi de frente e um ou dois números mais firmes na traseira).

Os pneus de boa qualidade também podem fazer toda diferença- procure as borrachas de compostos mais moles e mais suaves que podem moldar em torno de pequenos obstáculos. Atualmente, os pneus contam com uma mistura de compostos de borrachas e têm comportamento muito previsível nas curvas


8. E, finalmente ... não derrape!

Embora possa parecer legal no momento, travar sua roda traseira só levará a uma rotação inconsistente e a uma velocidade de saída reduzida. Qualquer frenagem que eventualmente você precisa fazer dentro da curva deve ser mínima e deve ser distribuída entre os freios dianteiro e traseiro. Apenas derrape para fazer fotos!

Por: Redbull

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