Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado, mas logo nas primeiras aulas já é possível sair pedalando
1. Sem plateia
Escolha uma rua sem movimento para praticar sem ter que desviar ou correr o risco de atropelar alguém. O local deve ter uma leve inclinação para ajudar nos embalos e fazer você se acostumar aos poucos a desenvolver velocidade.
2. Pés no chão
No início, nada de bikes caras, profissionais ou dobráveis – estas, com aros pequenos, dificultam o equilíbrio. Opte por bicicletas menores ou ajuste o selim para que seja possível colocar os pés no chão de forma fácil e rápida, mesmo quando estiver sentado.
3. Ande de bike
Sentado no selim, use os pés para impulsionar a bicicleta, sem utilizar os pedais – que podem ser retirados ou dobrados. Nos declives, levante os pés de leve. A ideia é entender a dinâmica da bicicleta e desenvolver o equilíbrio.
Joelheira e cotoveleira não rolam para novatos, pois prejudicam movimentos e equilíbrio.
4. Pare e Manobre
Frear é uma das lições mais importantes. Coloque dois dedos na alavanca e teste a intensidade da frenagem. Para manobrar, comece com curvas abertas, virando o guidão bem de leve. Aos poucos, arrisque curvas mais fechadas.
5. Pedala
Com equilíbrio e frenagem dominados, é a vez dos pedais. Gire-os e pare repetidamente até sentir confiança – primeiro em linha reta e depois em curvas. Lembre-se de ajustar a altura do selim para que o joelho quase se estique a cada pedalada. Quando já estiver pedalando, só coloque os pés no chão depois da parada completa.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança