Ganhar curtidas faz a felicidade de quem usa as redes sociais. A vida no Facebook, no Instagram e no Twitter tem como base os famosos likes e os compartilhamentos, que servem de termômetro para medir a popularidade de quem posta. No Strava, os kudos fazem o papel de motivação e funcionam como interatividade entre os usuários do aplicativo.
Ganhar curtidas faz a felicidade de quem usa as redes sociais. A vida no Facebook, no Instagram e no Twitter tem como base os famosos likes e os compartilhamentos, que servem de termômetro para medir a popularidade de quem posta. No Strava, os kudos fazem o papel de motivação e funcionam como interatividade entre os usuários do aplicativo.
Dar um kudo (palavra da língua inglesa com origem na palavra grega kydos, sinônimo de honra, glória e reconhecimento) é antes de tudo educado. Não se ganha nada com isso, nem se perde. É apenas uma maneira gentil de incentivar o amigo pela atividade feita, um equivalente a dizer “gostei, muito bem, parabéns”.
O dedo polegar fazendo sinal de “joinha” é levado tão a sério pelo Strava que recentemente a empresa criou o “Project Kodos: porque kudos é tudo o que importa”.
O site do Strava desenvolveu um serviço onde é possível ver um mapa com os kudos que recebemos. Basta fazer login na página do Strava e digitar o endereço http://labs.strava.com/kodos/
A página exibe o número total de kudos recebidos e dados, bem como o seu ranking no universo Strava. Há também uma timeline os kudos recebidos nos exercícios. Outro gráfico mostra as horas do dia em que você mais recebeu kudos. Merece destaque o interessante gráfico “círculo avatar” que mostra os perfis com das pessoas que mais deram kudos em suas atividades e uma série de outras informações.
“Eu uso Strava há mais de quatro anos e fui embaixador do Strava no Brasil. Hoje sou usuário. Talvez a frequência com que se posta os treinos faz com que você fidelize seguidores. Sempre postei todos os meus treinos, independentemente da dificuldade e da distância. Quanto mais treinos você posta, mais kudos e incentivo você ganha”, explica Otávio Bulgarelli, que tem perto de 4 mil seguidores e é usuário profissional, com direito a exibir em sua página a logomarca de seus patrocinadores.
O Strava dá algumas dicas para quem quer ganhar mais kudos em suas atividades.
Base de amigos
Procure ampliar sua base de relacionamento. Afinal, quanto mais amigos você tiver, mais possibilidade de receber kudos. Um jeito fácil de conseguir mais amigos, é entrar na página de alguém bastante popular e entrar em uma postagem com bastante kudos e ir adicionando os amigos dele.
Título criativo
O título é primeira coisa que o usuário vê em seu feed de atividades. Um bom título atrai atenções. Pode ser um título engraçado ou não. Na realidade, qualquer título é melhor do que o genérico “pedalada matutina” ou “pedalada ao entardecer” que o próprio Strava cria como default. Pense em nomes criativos. Estava muito quente, choveu pra caramba, estreou um novo equipamento, foi a um lugar especial ou com alguém especial, viu ou aconteceu algo inusitado no caminho? Assistiu a um filme bacana ou pedalou com uma música que não saía da cabeça? Talvez estes sejam bons títulos para sua atividade.
Fotos
Faz bastante tempo que o Strava permite postar fotos. Se você usa smartphone basta adicionar fotos. Se não fez fotos, vale postar um meme. Atividades com fotos certamente atraem kudos.
Descrição
Escrever uma descrição de sua atividade, com detalhes, deixa sua postagem bem mais interessante. Uma ideia é contar como foi dura aquela longa subida, ou como era técnico aquele trecho em single track. Outra hipótese é falar do seu exercício, os intervalos, a faixa de batimento trabalhada ou a sensação durante o treinamento.
Social
Você ganha mais kudos quando dá mais kudos, pois a lógica das redes sociais é assim. Em vez de apenas dar um kudo, é também interessante fazer comentários nas atividades dos amigos. Para quem usa o iPhone, o sistema iOS tem uma facilidade: os “Kudo Bombs”, no qual basta balançar o aparelho em uma atividade coletiva e todo mundo que estava na pedalada receberá kudos.
Dica: Strava é para falar de atividades físicas. Evite qualquer outro tipo de assunto como oferecer produtos para vender, fazer comentários fora de contexto, convites para eventos etc. Para isto, existem outras redes sociais e sites especializados.
Aventura
Cicloviagens e pedaladas de aventura são um prato cheio para ganhar um bom número de kudos. Seja no Caminho de Santiago, no Caminho da Fé, na travessia dos Andes ou em outro roteiro épico, este tipo de pedal certamente vai atrair a atenção de quem gosta de pedalar. Se tiver fotos, melhor ainda.
Stravarte
Desde quando surgiu, o Strava pode ser usado como uma ferramenta de arte. Muitos ciclistas com veia artística usam o aplicativo para fazer ilustrações. Certamente bons desenhos ganham muitos kudos.
Compartilhe
Você pode atingir mais usuários se compartilhar sua atividade nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e até no LinkedIn.
Comunidades
Se o seu nome é bastante mencionado, muitos usuários do Strava vão acabar te conhecendo, te adicionando e mais kudos virão naturalmente.
E como tornar-se conhecido? Eis a questão. Dá para ser o cara mais rápido de alguns segmentos (seja subida ou descida), o que mais pedala na semana. Criar grupos no Strava e organizar eventos é uma outra forma de ganhar notoriedade neste universo.
Ser membro de grupos e comunidades (Strava Clubes) e participar de discussões é outra forma de fazer mais amigos. Além de kudos, você pode conhecer mais gente bacana e com interesses parecidos com os seus.
Por: BikeMagazine
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na ve... veja +
À medida que o Mountain Bike se populariza, as trilhas começam a receber um aumento no núm... veja +
O treinador Gabriel Vargas mostra os passos mais importantes na preparação para encarar um... veja +
Conheça ainda alguns cuidados básicos para ter com a sua magrela e andar com segurança