Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Dicas de Raiza Goulão para encarar um rock garden

  • 24/11/2016

O rock garden (ou jardim de pedra, na tradução literal) é um dos obstáculos mais difíceis na prática do mountain bike. Passar com a bicicleta por trechos de estrada ou trilhas forrados de pedras exige habilidade e técnica para conseguir transpor essa barreira


O rock garden (ou jardim de pedra, na tradução literal) é um dos obstáculos mais difíceis na prática do mountain bike. Passar com a bicicleta por trechos de estrada ou trilhas forrados de pedras exige habilidade e técnica para conseguir transpor essa barreira sem maiores problemas e com segurança. Nada como a experiência de quem conhece para aprender a lidar com as constantes variações de terreno no mountain bike. Por isso conversamos com a goiana Raiza Goulão, brasileira melhor colocada no ranking mundial de MTB XCO (cross-country olímpico), que compartilhou algumas dicas valiosas sobre como encarar um rock garden.

Faça o reconhecimento antes

Antes de encarar o rock garden de bike, Raiza sugere ir caminhando até o local, dar uma olhada e analisar o percurso. “Sempre terá uma ou duas linhas. Uma mais veloz e outra longa e menos perigosa. Vale a pena estudar e ver outros atletas, como se movimentam, como se posicionam.”

Vá com calma no início

“Nas primeiras vezes recomendo passar com calma e sem muita velocidade. É para descobrir qual é a linha mais fácil e qual a mais veloz. A partir daí ganha-se confiança para ir nas mais rápidas. Não vale a pena entrar de cara em um rock garden que você não conhece e correr o risco de se machucar, porque pode haver pedras em posições que você desconhecia. Isso é o que torna complexo o rock garden.”

Marcha correta

“Não existe uma marcha ideal para atravessar o rock garden. Depende, na verdade, se é em subida ou descida. Nunca temos na cabeça que vamos entrar no rock garden com determinada marcha. Precisa analisar se é subida ou descida, em qual velocidade você está entrando nele e como é a irregularidade das pedras.”

Postura sobre a bike

“Você tem que deixar a bike fluir e tudo tem relação com sua posição no rock garden. Se é na subida, muitas vezes você tem que pedalar de pé. Se é na descida normalmente você joga o corpo para trás da bike. Depende também da quantidade de pedras e do sentido que elas estão, para cima ou não.”

Qual a velocidade?

“A velocidade também vai depender muito se você está subindo ou descendo. Nas primeiras vezes você passa bem lento para analisar as curvas e quando estiver com confiança pode passar com mais velocidade.”

Deve-se frear durante o rock garden?

“Tudo depende da linha que você pega, assim como da velocidade. Você precisa avaliar o tamanho e a dificuldade do rock garden para fazer a escolha certa.”

Por: Site Ativo.com

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Você vai evoluir muito no mountain bike com essas dicas

Você vai evoluir muito no mountain bike...

Começar a pedalar pelas trilhas é bem mais simples do que parece. Siga estas recomendações

Bikers Rio Pardo | Dica | Como encontrar a altura correta do selim no MTB

Como encontrar a altura correta do selim...

Encontrar a altura correta do selim é sem dúvida um dos ajustes essenciais em uma biciclet... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | BCAAS: Devo ou não tomar esses aminoácidos?

BCAAS: Devo ou não tomar esses aminoácid...

Descubra o que esses três aminoácidos significam para seus músculos

Bikers Rio Pardo | Dica | Como fazer uma bebida isotônica caseira

Como fazer uma bebida isotônica caseira

Todos devem ter claro que a hidratação é um dos fatores mais importantes na prática do cic... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: PEDAL DA ALEGRIA - Santo Antônio da ALEGRIA - 20/10/2019

Bikers Rio Pardo | PEDAL DA ALEGRIA - Santo Antônio da ALEGRIA