Muito comum nas provas de estrada, a estratégia de pegar o vácuo do ciclista da frente ajuda a diminuir o atrito do vento, poupando assim uma boa dose de energia no pedal para quem a pratica — estima-se que até 25% de economia
Muito comum nas provas de estrada, a estratégia de pegar o vácuo do ciclista da frente ajuda a diminuir o atrito do vento, poupando assim uma boa dose de energia no pedal para quem a pratica — estima-se que até 25% de economia. Para tirar o máximo proveito do benefício do vácuo no ciclismo, no entanto, é preciso ter conhecimento da técnica e de alguns cuidados necessários que ajudarão a evitar acidentes, conforme explica a seguir o técnico da BK Sports Assessoria Esportiva, Edson Pereira de Oliveira.
Distância e economia no vácuo
Quanto menor a distância em relação ao ciclista da frente, maior o aproveitamento da zona de vácuo. O ideal é que sua roda dianteira esteja entre 15 e 30 cm da roda traseira da bike adiante, mas é preciso ter cuidado com os movimentos do ciclista — se ele não for muito confiável, mantenha um pouco mais de distância para sua segurança.
Onde se posicionar?
Para tirar proveito do vácuo no ciclismo, a posição pode ser frontal, diagonal ou lateral, dependendo da direção do vento. É preciso se posicionar de maneira que o ciclista à sua frente barre o vento. Caso a direção o obrigue a se posicionar com sua roda dianteira do lado da traseira de quem vai à sua frente, fique muito atento, pois ele pode precisar fazer algum desvio brusco e acabar desequilibrando-o ou derrubando-o.
Ritmo do grupo
O ciclista que anda na frente gasta mais energia que os demais, de modo que para manter o ritmo do pelotão, o recomendado é uma combinação prévia para que se faça um rodízio na dianteira — assim, todos se ajudam. O ideal é que cada atleta fique um pouco à frente, fazendo mais esforço, e haja um protocolo de como será a troca — normalmente o primeiro abre espaço para o segundo assumir a dianteira e diminui o ritmo até encaixar no último do grupo.
Segurança no pelotão
Uma das principais regras quando estiver no vácuo é ficar com as mãos nos manetes do freio para acioná-lo rapidamente caso necessário. Assim, evite ficar no clipe (no caso de uma bike de contrarrelógio ou triathlon) ou segurar na parte de baixo do guidão (bike de estrada). Para se alimentar ou se hidratar, aproveite momentos em que o pelotão está mais calmo ou em que a estrada seja segura.
Por: Daniel Balsa - Site: Ativo.com
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